A cerca de arame ovalado é uma solução muito utilizada em propriedades rurais. Como o próprio nome já diz, é um arame em formato oval que facilita o escoamento da água e otimiza a instalação. 

Em terrenos planos, o arame ovalado é imbatível no cercamento. Isso porque sua elevada carga de ruptura permite a estiragem em distâncias maiores que o farpado. Isso ajuda a reduzir o custo de instalação sem comprometer a qualidade da cerca.

Como o nome já sugere, o arame alta resistência possui uma carga de ruptura de 700 Kgf/mm², bem maior que o arame farpado. Como não possui farpas, é necessária uma tensão maior nos fios durante a instalação para evitar que os animais consigam romper o cercamento.

Neste artigo, vamos explicar um passo a passo para montar uma cerca de arame ovalado para proteger a sua propriedade rural. 

 Passo a passo: como montar cerca de arame ovalado

  1. Marque os dois extremos onde será esticado o arame.
  2. Faça buracos com pelo menos 1m de profundidade e com diâmetro de 3 vezes o diâmetro do mourão esticador.
  3. Coloque o poste no centro do buraco deixando-o com 1,50 m para fora da terra.
  4. Apoie o pé do mourão esticador que está no fundo do buraco com um pedaço de madeira ou pedra.
  5. Coloque terra no buraco e soque palmo a palmo até aproximadamente 20 cm da superfície do buraco.
  6. Coloque outro pedaço de madeira ou pedra no buraco forçando o mourão esticador no sentido contrário ao da cerca.
  7. Separe os mourões que irão servir de travamento para os “palanques”.
  8. Agora, é hora de preparar as pontas dos mourões que servirão de travamento para a estrutura de ancoragem da cerca.
  9. Refaça o procedimento (2), determinando a distância entre o mourão esticador “mestre” e “contramestre”.
  10. Refaça os procedimentos (3), (4), (5) e (6).
  11. Então, encaixe o travamento nos mourões esticadores “mestre” e “contramestre” e ajuste a posição do mourão esticador “contramestre” para que o mesmo fique aprumado.
  12. Após isso, prepare uma valeta onde será fixada a âncora e separe a madeira que será usada.
  13. Faça o furo para a preparação da amarração.
  14. Posicione o rolo de arame no chão, a uma distância de aproximadamente 2 metros da âncora, e fixe as estacas para travar o rolo.
  15. Em seguida, solte uma quantidade suficiente de arame para a amarração e faça uma rédea dupla, passando o arame pelo furo e pela âncora, conforme mostra a imagem.
  16. Ajuste os arames com uma pré-tensão e deixe uma ponta curta (30 cm) e outra longa (cerca de 2,5m).
  17. Apoie as pontas do arame para que não cedam durante o tensionamento e instale a âncora na valeta, tensionando a rédea dupla.
  18. Arremate a ponta curta do arame próximo ao mourão contramestre e reúna os arames com a ajuda de uma torquês.
  19. Arraste a torquês até próximo ao “contramestre” e inicie o enrolamento da ponta longa do arme.
  20. Faça o mesmo procedimento na parte próxima ao mourão esticador “mestre”.
  21. Enrole o arame ao longo da “rédea” até a posição da torquês.
  22. Arremate a ponta do arame em uma das laterais da “rédea” para evitar que o arame se desenrole.
  23. Verifique a tensão da rédea.
  24. Agora é hora de marcar os locais onde serão instalados os mourões intermediários, observando as variações do terreno. O ideal é que a distância entre eles não ultrapasse 10 metros.
  25. Faça os buracos, com aproximadamente 70 cm de profundidade, e instale os mourões intermediários.
  26. Faça os furos por onde os arames irão passar. É importante ter atenção quanto ao alinhamento da cerca.
  27. Passe o arame pelos furos, importante começar pelos de cima.
  28. Depois, passe o fio pelo furo do “mestre” dando duas voltas em torno do mesmo e retornando com o arame pelo furo. Arremate com uma charrua longa seguida de um curta.
  29. Instale a esticadeira de corrente ou outra ferramenta no mourão esticador inicial ou próximo ao rolo de arame e estique até atingir a tensão ideal.
  30. Antes de cortar ou arrematar, force o arame para eliminar possíveis pontos de afrouxamento. Isso vai garantir a resistência. Caso aconteça, estique o arame novamente até a tensão adequada.
  31. Corte o arame, deixando uma quantidade suficiente para arrematar no mourão e repita o procedimento (28).
  32. Instale um balancim a cada 2 metros.

O que é o esteio?

Esteio, também conhecido como escoras, são instrumentos usados para garantir que o material em construção seja fixado em uma posição específica e seu peso seja distribuído uniformemente. Como acontece no caso de telas de pvc ou arames

A diferença entre suportes de madeira e suportes de metal

Em termos de produtividade, as escoras metálicas lideram em termos de eficiência. A maior vantagem para os clientes em termos de produtos é que a altura do equipamento pode ser ajustada de acordo com as necessidades da obra. Além de proporcionar segurança ao consumidor, a redução ou adição de materiais é uma das muitas vantagens que os metais oferecem.

O melhor de tudo é que os adereços de metal também são sustentáveis. Embora os materiais utilizados na construção não sejam naturais, seu uso é ecológico. 

Além disso, é de fácil manuseio e não requer mão de obra especializada para a instalação. Graças à sua dimensão de largura reduzida, é fácil de armazenar e, é mais resistente que o esteio de madeira que é propenso ao desgaste. Já a versão em metal não há risco de desgaste.

O uso dos suportes de metal economizam tempo. Isso porque este material não precisa ser produzido do zero, como é feito o de madeira. Você pode comprá-los prontos.  

No setor agrícola, os pilares de madeira também perderam para o seu concorrente, pois seu uso é prejudicial ao meio ambiente. Isso porque, em muitos casos, é feito de madeira não certificada e ilegal.

Quer encontrar as melhores soluções em cercamento agropecuário? Descubra os produtos da Telas Guará e garanta a segurança da sua propriedade já!