
Construção off site: o futuro já chegou
A construção off site ou fora do local é um processo pelo qual os componentes de construção são fabricados fora do local de construção e depois entregues para montagem. Esse tipo de metodologia de construção ganhou força nos últimos anos, à medida que as partes interessadas se tornaram mais interessadas em suas vantagens potenciais, que incluem cronogramas de projeto mais curtos, melhor controle de qualidade e redução do impacto ambiental.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa tendência para o mercado da construção civil, e você vai descobrir por que a construção off site é tão vantajosa.
O que é a construção off site
A construção fora do local, às vezes chamada de construção modular ou construção pré-fabricada, é o processo de construir edifícios inteiros ou grandes componentes deles em um ambiente semelhante a uma fábrica e depois montá-los no local. Com a construção off site, o canteiro de obras vai se transformar em um espaço de montagem.
Pode ser mais rápido, mais eficiente e muito mais preciso do que os métodos tradicionais. Isso também resulta em menos desperdício e menos subcontratados, o que pode levar a economia de custos. Além disso, como a construção é feita em ambiente controlado, há menos atrasos relacionados ao clima e outros fatores que fogem do controle do gestor.
Saiba o que é o steel frame e como você pode melhorar a fixação de telas nesse sistema estrutural.
5 vantagens da construção off site
Entenda por que a construção off site é tão vantajosa:
1. Agilidade
Como a maior parte da obra acontece dentro de uma fábrica, é possível executar várias etapas ao mesmo tempo. Isso permite uma entrega de chaves até seis vezes mais rápida que a construção convencional. Assim, é possível entregar mais projetos com esforço reduzido em menos tempo e potencializar os lucros da sua empresa, além de aumentar a satisfação do cliente.
2. Redução da sujeira de obra
Outra das grandes vantagens da construção off site é a redução da sujeira. Além de produzir o mínimo de lixo de obra, toda a produção dos pré-moldados busca minimizar o desperdício.
3. Sustentabilidade
Um dos materiais mais utilizados na construção off site é o aço, que além de ser altamente resistente, é também um dos materiais mais recicláveis do mundo. Outro ponto positivo para a sustentabilidade é a baixa produção de resíduos e o uso reduzido de água.
4. Previsibilidade financeira
Na construção civil, é bastante comum que as obras não consigam se ater ao orçamento inicial. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, mas é um problema que dá para evitar. Com a construção off site, é possível reduzir os fatores que causam erros no orçamento, e como resultado, sua empresa e seus clientes têm mais previsibilidade financeira.
5. Padronização da qualidade
Ao levar a maior parte da obra para dentro da fábrica, é possível padronizar a execução de cada pré-moldado. Dessa forma, sua empresa consegue estabelecer e manter um padrão de qualidade que as técnicas de construção tradicionais não conseguem atingir.
Saiba como as diretrizes da Norma Regulamentadora 12 ajudam a garantir a segurança no trabalho.
Desafios da construção off site no Brasil
Embora existam algumas preocupações que ainda devem ser abordadas, a construção externa está prestes a se tornar uma parte cada vez mais importante da indústria global de construção. Veja a seguir os dois principais desafios para implementação da construção off site.
1. Mão de obra qualificada
A falta de mão de obra qualificada certamente é um grande problema na construção civil de modo geral. Mas quando falamos de construção off site, o problema é um pouco mais grave. Atualmente, o Brasil ainda conta com poucos profissionais capacitados para fazer projetos do tipo, e mais além ainda faltam operadores logísticos para manusear os pré-moldados adequadamente.
2. Infraestrutura de transporte
Não dá pra falar em construção off site sem pensar na logística de transportar os pré-moldados até o canteiro de obras. Encontrar soluções de logística inteligentes para conseguir enviar placas para todo o país. Afinal, trata-se de materiais grandes e extremamente pesados que exigem cuidado em seu manuseio para evitar acidentes. Em um país grande como o Brasil, transportar pré-moldados para todas as regiões ainda é pouco viável.
O futuro da construção civil traz muitas perspectivas positivas. Mas nada disso é possível sem incorporar os conceitos mais básicos nessa indústria. A análise preliminar de riscos é uma importante medida de segurança na construção civil. Saiba como fazer APR de forma mais assertiva.