Responsável pela formação de futuros chefes militares, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem uma grande estrutura na cidade de Resende (RJ). Por dentro da propriedade passa o Rio Alambari, que necessitava de uma contenção forte e duradoura para evitar erosões e preservar os recursos naturais da região.

Para solucionar o problema, a AMAN adquiriu em 2005 o Gabião Guará Revestido em PVC, uma solução da Telas Guará para contenção de encostas. Conheça os detalhes e resultados desta obra e saiba como também podemos te ajudar a resolver o seu problema.

A estrutura e a necessidade da AMAN

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é uma referência na formação de oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. Como instituição de ensino superior, a AMAN é dedicada à formação profissional, preparo físico, psicológico e cognitivo de futuros chefes militares.

Criada em 1810 pelo Príncipe Regente D. João, a AMAN ainda carrega os ensinamentos e a tradição da Academia Real Militar. Mas sua estrutura não é a mesma de dois séculos atrás. Hoje a academia ocupa sua sexta sede, localizada em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Sua estrutura preenche uma área de 67 km², desde a Rodovia Presidente Dutra até as encostas da Serra da Mantiqueira e do Maciço do Itatiaia. Lá dentro, corre o Rio Alambari, preservado por esforços conjuntos do exército e do serviço público local.

Em 2005, a Academia Militar das Agulhas Negras precisou criar um plano de contenção da encosta e controle da erosão do Rio Alambari. Em busca de um produto de qualidade, resistente e durável, a AMAN escolheu a Gabião Guará Revestido em PVC, uma solução da Telas Guará.

A escolha do Gabião Guará Revestido em PVC

Feito com Policloreto de Vinil (PVC), o gabião possui maior durabilidade, pois esse revestimento deixa o arame mais protegido contra variações climáticas e poluição. Ele ainda previne gastos com manutenções periódicas, pois a qualidade da matéria-prima gera um aumento considerável da vida útil do produto.

O Gabião Guará Revestido em PVC é fabricado em tela hexagonal de dupla torção em arame. A galvanização é feita com 95% de zinco e 5% de alumínio, além do revestimento em PVC. O formato caixa, colchão ou saco proporcionam maior resistência e durabilidade. E para quem não quer abrir mão da estética e ter um ambiente harmonioso, com um cercamento discreto, há opções de cores cinza e verde.

Os benefícios da solução para a AMAN e o Rio Alambari

Para a obra da AMAN foram utilizados os gabiões caixa e saco, na cor cinza, como podem observar nas imagens da obra. A solução cumpriu com o objetivo de conter a encosta e controlar a erosão, prevenindo problemas no terreno e poluição do Rio Alambari.

Por terem peso elevado, as gaiolas conseguem conter tudo o que possa estar atrás delas. Isso explica porque o gabião geralmente é escolhido para sustentar estruturas em locais de plano inclinado, como beira de córregos e estradas, a fim de evitar desabamentos.

Esse tipo de contenção é resistente à intempéries e à oxidação, e quando utilizada com a camada de PVC, possui maior resistência à corrosão. Além disso, esse muro de gabião auxilia na redução da velocidade da água e mantém o crescimento da vegetação ao seu redor, pois possui frestas na estrutura de arame.

A qualidade do produto, sua resistência e durabilidade, evita gastos de manutenção, gerando um ótimo custo-benefício ao cliente. Se você também busca essa solução para a sua obra, faça um orçamento e conheça as vantagens da Telas Guará.