Manter um ambiente de trabalho limpo e organizado é indispensável para qualquer negócio. Além de evitar a perda de produtos, realizar a manutenção e a limpeza do depósito é necessário porque oferece muito mais qualidade de vida no trabalho e melhora a experiência do cliente.

Quanto maior o estoque, maior a dificuldade de organizar os processos de manutenção e limpeza. Por isso, para ajudar você a gerenciar e realizar os processos de manutenção e limpeza do depósito de maneira eficiente, selecionamos cinco dicas práticas.

 

5 dicas de manutenção e limpeza de depósito

1. Identifique as principais necessidades de cada mercadoria no estoque

É bastante comum ter produtos muito diferentes dentro do estoque de uma mesma empresa.  Para realizar a manutenção e a limpeza de forma  adequada, é preciso mapear os cuidados que cada produto precisa para não perder seu tempo de vida útil.  Cimento e areia, por exemplo, não combinam com locais úmidos. Quanto aos artigos eletrônicos, também é necessário utilizar embalagens que protegem da poeira.  Ao identificar as principais necessidades de cada mercadoria no estoque, você consegue determinar quais processos de manutenção e limpeza são necessários para sua operação.

2. Monte um cronograma de limpeza

Depois de identificar quais os melhores processos para manter a vida útil das mercadorias no estoque, o próximo passo é montar um cronograma de limpeza. especialmente em grandes espaços com muitas produtos, não é possível realizar a limpeza completa em um só dia.  assim, o ideal é  distribuir as tarefas ao longo da semana para que nenhuma atividade atrapalhe o andamento da sua operação.

3. Marque as datas de expiração no calendário

Esta dica é particularmente importante para produtos perecíveis, como alimentos, medicamentos e cosméticos, por exemplo. Acompanhar as datas de validade de cada produto em um estoque grande pode ser um grande desafio, por isso o ideal é marcar cada  produto no calendário do seu computador. Desse modo, você pode programar um alerta para uma data próxima da expiração de cada produto e fazer promoções especiais para os itens que se aproximam do fim da vida útil.

4. Cuidado com os produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza podem ser bastante abrasivos A ponto de corroer diversos tipos de material. Já a água e outras substâncias úmidas em geral podem danificar mercadorias e equipamentos de trabalho. Em razão disso, é preciso ter muito cuidado na hora de realizar a limpeza. Produtos eletrônicos, por exemplo, devem ser higienizados com álcool isopropílico, que não danifica o material do exterior, nem leva umidade para os componentes internos. Crie um manual de limpeza para cada tipo de produto e fique sempre de olho para não perder mercadorias!

5. Setorize e verticalize o armazenamento

Por fim, é preciso destacar que uma boa organização do estoque físico é fundamental para facilitar os processos de manutenção e limpeza. A setorização do espaço, por exemplo, ajuda a dividir as tarefas entre os dias úteis. Já a verticalização do  estoque permite otimizar o espaço de armazenamento e guardar mais mercadorias, além de liberar o chão para limpeza.  Contudo, é importante ter um cuidado especial para limpar as prateleiras e os produtos individualmente.

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Lojão da Empilhadeira, loja especializada em equipamentos de qualidade para melhorar as operações logísticas da sua empresa.