Com os efeitos da mudança climática cada vez mais evidentes, a busca por fontes alternativas de energia cresceu em todo o mundo. Sob essa perspectiva, a energia solar fotovoltaica surge como uma das soluções mais promissoras do mercado. Neste artigo, você vai descobrir por que vale a pena começar a investir em energia solar fotovoltaica

7 motivos para investir em energia solar fotovoltaica

A energia solar é uma alternativa que traz muitos benefícios tanto para as residências quanto para o setor industrial e o agronegócio. Confira a seguir sete motivos pelos quais você deve investir nessa fonte de energia:

1. A energia solar é limpa e não polui

A principal vantagem da energia solar sobre as outras fontes é ser renovável e não poluente. Além de não produzir resíduos tóxicos, os parques fotovoltaicos também não prejudicam a qualidade do ar porque não emitem gases nocivos, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Por isso, não causa danos à fauna, à flora e à saúde humana.

2. O parque fotovoltaico não produz ruídos

Quando falamos de energia limpa, a geração eólica é outra fonte bastante promissora. Mas a sua principal desvantagem é o elevado nível de ruído emitido pelos moinhos de vento. O mesmo não acontece com a energia solar, já que os painéis fotovoltaicos são extremamente silenciosos. Por isso, o parque pode ser instalado perto de outras atividades da indústria e do agronegócio e também em áreas próximas do comércio e das residências. 

Saiba como proteger um parque fotovoltaico.

3. A energia solar permite reduzir os gastos na conta de luz

Com a crise energética no Brasil e o aumento nas tarifas, cada vez mais consumidores precisam de alternativas para economizar. Com a instalação do parque fotovoltaico, é possível reduzir em até 95% o valor pago na conta de energia, já que grande parte do consumo é atendida pela fonte fotovoltaica.

Vale lembrar que a legislação atual permite um sistema de compensação de energia, assim a energia solar excedente pode ser injetada para a rede distribuidora na forma de créditos para o consumidor. 

4. O sistema fotovoltaico é modularizado

Ter um sistema modularizado é certamente uma grande vantagem para a energia solar. Os painéis são de fácil instalação e permitem expandir a área de captação energética conforme a necessidade. Além disso, os painéis podem ser instalados tanto em espaços verticais quanto em espaços horizontais, assim é possível economizar na área ocupada. 

5. A usina solar tem poucos custos de manutenção

A usina solar fotovoltaica possui manutenção bastante simples. A principal preocupação é manter os painéis limpos, o que pode ser feito por empresas especializadas nesse tipo de serviço. Outro ponto importante é os módulos tem alta resistência, e suas peças não precisam ser trocadas com frequência. 

6. Os painéis possuem alta resistência e durabilidade

Os dispositivos técnicos de captação de energia solar têm resistência e durabilidade mais altas que as demais fontes de energia. Os painéis são montados estaticamente no chão e podem funcionar com capacidade total por até 25 anos, de acordo com o modelo escolhido. 

7. O parque fotovoltaico tem pouca interferência no ambiente de instalação

A instalação de um parque fotovoltaico tem pouquíssimo impacto no ecossistema do local de instalação. Assim, há muito mais flexibilidade na escolha do terreno para o parque. As usinas hidrelétricas, por exemplo, emitem gases que causam o efeito estufa. Já os moinhos de energia eólica emitem um nível de ruído muito alto e ainda afetam a vida de aves e morcegos que voam em locais próximos.

guia energia solar

Quer montar uma usina de energia solar fotovoltaica? Confira nosso guia completo. No material, você vai entender melhor o panorama da energia solar no Brasil e quais são os impostos que incidem sobre a geração de energia. Além disso, você vai descobrir um passo a passo para construir seu parque fotovoltaico. Baixe grátis.