Construir uma casa com bastante espaço no quintal para montar sua área de lazer ao ar livre é o sonho da maioria das pessoas. Porém, nem sempre sabemos o que fazer com os espaços externos para torná-los agradáveis e funcionais. 

Se você veio procurar dicas para a construção da sua área externa, veio ao lugar certo! Neste post, compartilharemos algumas dicas valiosas para a construção de espaços externos aconchegantes e funcionais. 

O que colocar na área externa?

Precisa de ideias sobre o que colocar na área externa? Busque inspirações em fotos pela internet para se inspirar. Com criatividade é possível aproveitar bem qualquer espaço disponível, desde os mais simples até os mais extensos.

Cada detalhe faz a diferença

Pense com cuidado em todo o acabamento da sua área externa. Para o revestimento das paredes, é possível optar por texturas de cores claras. Já o piso precisa ser mais resistente e não ficar escorregadio quando for molhado pela chuva.

A iluminação de espaços externos compõe o ambiente e ajuda a manter a segurança do quintal. Procure iluminar os locais que pedem maior atenção e que são mais afastados da casa. Uma opção de iluminação é o cordão de luz, ou varal de lâmpadas, que cria pontos de iluminação indireta, tornando o ambiente aconchegante.

Invista em móveis para área externa. Além de compor a decoração, sofás, cadeiras, chaises e  bancos de madeira são mais convidativos para reunir as pessoas no espaço externo da casa. Faça a composição com vasos de plantas. Procure móveis específicos para o ambiente externo, já que estes são mais resistentes à exposição direta ao sol e à chuva. 

Espaço para as crianças

O ambiente externo é o favorito das crianças. Neste espaço elas podem brincar e se divertir à vontade. Por isso, tente integrar à área externa um ambiente de recreação. Alguns balanços podem ser instalados, ou até mesmo um pequeno parquinho. E por que não investir em uma casa na árvore? Use a imaginação para fazer desse ambiente um local lúdico.

E não se esqueça da segurança! Cerque a área da brincadeira, para evitar o acesso sem supervisão, e opte por usar borracha, grama ou areia no chão, para diminuir os acidentes por queda.

Área de serviço

Unir a área de serviço ao quintal é uma ótima ideia para quem precisa aproveitar melhor o espaço. Use móveis planejados para aproveitar cada canto do espaço disponível. A área de serviço também pode ser incorporada ao espaço gourmet, ou ficar separada em um local mais reservado e montada de maneira simples e compacta. Tenha certeza de que o local escolhido é coberto e seguro contra chuva, evite deixar os eletrodomésticos expostos ao tempo.

Área gourmet

 A área gourmet é um ótimo espaço para receber os amigos e a família. Nela é possível manter uma pequena cozinha na área externa com banquetas de madeira onde você pode reunir seus convidados. A churrasqueira de tijolos, o fogão a lenha e o forno a lenha para pizza são muito bem vindos nesse espaço. 

Para ter uma área gourmet confortável, não deixe de construir uma cobertura, evitando que a chuva estrague suas reuniões. O piso deve ser antiderrapante, para a maior segurança de quem circula pela área. Já para bancadas, prefira as de granito, pedra mais resistente a manchas e variações de temperatura que o mármore.

Piscinas

Há dois tipos de piscinas, as de fibra de vidro e as feitas de alvenaria. As piscinas de fibra são mais econômicas, as lojas especializadas nesse tipo de piscina costumam oferecer um pacote completo, incluindo a piscina e sua instalação. Porém, as piscinas de fibra de vidro são feitas em formatos e tamanhos padrões, o que dificulta um projeto mais personalizado.

Por outro lado, as piscinas de alvenaria podem ser construídas em qualquer tamanho e formato, são mais elegantes e podem ter o revestimento feito de vinil ou porcelanato. As desvantagens das piscinas de alvenaria estão em seu preço elevado, tanto para a construção quanto para a manutenção.

Independentemente do tipo de piscina, é importante se preocupar com a segurança em torno do local. Sempre cerque a piscina, evitando a entrada de crianças e animais de estimação sem supervisão. Para o piso em torno da piscina, busque materiais antiderrapantes, evitando quedas por conta do chão molhado.

Jardins

Jardins são uma excelente opção para quem gosta de plantas. Eles complementam a decoração da casa e deixam o ambiente mais agradável. Nos jardins, também é possível plantar temperos e fazer uma pequena horta. Colocar a mão na terra é outro benefício dos jardins! A atividade de jardinagem é terapêutica e um hobby muito recomendado para quem precisa de um tempo para se desconectar dos problemas do dia a dia.

Antes de montar o seu jardim, avalie o espaço disponível e verifique se há luz intensa do sol, sombra ou meia sombra. Essas características definirão o tipo de planta a ser plantada no seu jardim.

Também há a opção de se construir jardins verticais, aproveitando muros e cercas para cultivar plantas pendentes. Assim você economiza espaço e cria um ambiente mais agradável.

Garanta a proteção do seu jardim, evitando que animais de estimação comam as plantas. A melhor solução para o problema é o uso de cercas adequadas.

Segurança para animais de estimação

Quem tem animal de estimação geralmente sonha com um quintal grande também. Mas além de ter a área externa, é preciso cuidar da segurança do animalzinho também. Crie um local onde ele poderá ficar confortável, com espaço coberto e arejado e delimite também um lugar onde o bichinho poderá fazer as suas necessidades. Cerque piscinas, jardins e áreas onde você não quer que o animal acesse.

Cercamento da área externa

Garantir a segurança da sua propriedade certamente é uma das preocupações mais importantes para qualquer pessoa. Mas com tantas opções no mercado, escolher o cercamento é uma tarefa que gera muitas dúvidas. Afinal, qual o melhor tipo de cerca? Tomar a decisão correta exige conhecer bem os materiais, os processos de instalação, a aplicabilidade e a manutenção de cada solução em cercamento. 

Os diferentes tipos de cerca existem para atender a diferentes necessidades. Você conhece as suas opções? Sabe qual é o melhor para você usar? Logo abaixo vamos falar sobre cada tipo de cerca e ajudar você a escolher o mais adequado. 

Qual o melhor tipo de cerca?

A escolha do cercamento de um local visa principalmente: segurança, delimitação de espaço e estética. Das grandes propriedades rurais até a área de lazer da casa, são muitas as opções para quem quer proteger a sua propriedade. Veja os principais tipos de cerca, de acordo com seu material, e suas finalidades. 

1. Cerca de arame

Uma das mais comuns por servir a diversos fins. São de fácil e rápida instalação, baratas, resistentes e não exigem muita manutenção. 

Cerca de arame liso

As cercas de arame liso têm carga de ruptura maior e são recomendadas para terrenos planos ou com declives menores. Necessitam de postes intermediários, esticadores, para serem instaladas. Nas propriedades rurais, são indicadas para o cercamento de animais mais pesados e que costumam exercer mais força sobre a cerca. 

Cerca de arame farpado

Também não requer o uso de muitos esticadores, é recomendada para terrenos montanhosos, mais acidentados e de maior declive. Este arame possui farpas cortantes, portanto requer mais cuidado na hora da instalação e também atenção no local onde será instalado. Não é recomendado para a contenção de animais muito agressivos, uma vez que estes podem se machucar com as farpas.

Saiba como instalar cerca de arame farpado.

2. Cerca de arame alambrado

Alambrados, também conhecida como tela de simples torção,  são muito resistentes e exigem pouquíssimos gastos com manutenção, geralmente são utilizadas para o cercamento completo de um local, como quadras de esporte e também em áreas rurais. 

3. Concertina

É uma cerca em espiral que possui farpas/lâminas cortantes. Costuma ser utilizada em muros, telhados, telas, portões, em ambientes residenciais, empresariais e rurais. Tem alta durabilidade e é de fácil instalação porque não depende de energia elétrica para proteger a sua propriedade. Também é uma excelente opção para áreas residenciais com muita vida animal nas proximidades, já que não dá choques elétricos.

4. Cerca elétrica 

A cerca elétrica é constituída por um fio de aço, então pode ser representada nesta categoria. Pode ser usada em ambientes urbanos e rurais e é um ótimo meio de manter invasores fora de sua propriedade, já que sua característica principal é dar um choque em quem encosta nela. É uma solução mais cara e que depende de mão de obra especializada para instalar. Dependendo da sua propriedade é uma opção inviável porque pode prejudicar a vida animal. 

5. Cerca de madeira 

Pode dar um charme especial a sua residência e também serve para delimitação de espaço e proteção. É  geralmente utilizada em zonas rurais na construção de currais, mas também pode compor projetos arquitetônicos diversos na zona urbana. Nesse segundo caso, é ideal para casas dentro de condomínios fechados, que não precisam de muita proteção individual porque já têm cerca no seu perímetro. A durabilidade e a manutenção dependem da madeira utilizada e de sua construção e instalação. 

6. Cerca de bambu

Cerca de bambu é uma opção muito comum para hortas, jardins e quintais, pode ser um ótimo elemento estético e servir para delimitação. É barata, mas tem pouca durabilidade, especialmente quando a cerca sofre com variadas condições climáticas. Além disso, não é uma solução para proteger a sua propriedade de invasores, nem para delimitar a área.

7. Cerca-viva ou sebe

É constituída por plantas, por isso o nome viva, e cumpre no geral uma função estética. Como meio de garantir segurança, ela não é a melhor opção, apesar de poder conter plantas com pequenos espinhos. Pode ser um bom artifício para demarcar um limite e proporcionar privacidade. Outra característica é que exige manutenção constante, como a rega e a poda. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para a construção de áreas externas. Você encontra os melhores materiais para o cercamento da sua propriedade na Telas Guará. Confira em nosso site!