Pilotar kart pode ser um passatempo bastante divertido e um negócio muito próspero no setor de lazer! Sentir a adrenalina correr pelo corpo, competir com os amigos e descobrir novas habilidades na pista são as coisas que fazem das pistas um ambiente altamente atrativo para muitas pessoas. O mesmo vale para competições de carros, como Fórmula 1, Fórmula Indy e o próprio kart. Mas afinal, como tornar esses ambientes seguros para pilotos e espectadores? Entenda quais são os regulamentos de segurança e como tornar a sua pista de corrida e kart mais segura.

Regulamentações de segurança para pista de kart

Como todo passatempo que envolve adrenalina, as corridas de kart têm sim os seus riscos. Porém, quando a pista segue as recomendações de segurança corretamente, esses riscos são significativamente reduzidos. As regulamentações para tornar a pista de corrida e kart segura são estabelecidas pela Comissão Brasileira de Automobilismo. Confira a seguir um trecho com as Normas para Homologação de Kartódromos de 2019. 

“05. Considerações importantes sobre o circuito:

  • Distância mínima de 10 metros entre as pistas e/ou obstáculos físicos quaisquer, tais como: postes, muros, cercas, construções e outros;
  • Proteção ao piloto: Mesmo tendo sido cumpridas as exigências contidas nos regulamentos, poderá ainda ser necessária a utilização de barreiras de proteção. Essas barreiras devem ser leves o bastante para não oferecer risco aos pilotos. Se essas barreiras forem feitas com pneus, estes deverão ser colocados em pilhas de três unidades, preferencialmente parafusados entre os pneus da coluna e entre as colunas ou amarrados da mesma forma. No caso de amarração, somente poderá ser feita com cordas, e nunca com arame. Será terminantemente proibido o uso de pneus soltos;
  • Caixa de brita: O uso de caixas de brita (argila expandida) somente será permitido se as mesmas estiverem a um mínimo de quatro metros de distância da pista e, se entre elas e a pista ou zebra, for totalmente gramado.”

Na hora de escolher uma proteção para sua pista de kart, não basta pensar apenas na segurança dos condutores. É necessário também considerar o público. Confira um trecho do item 06 do documento:

Proteção dos espectadores: Os espectadores deverão ficar isolados do circuito, por uma cerca de tela com pelo menos dois metros de altura, e localizada no mínimo a dez metros da borda da pista”

Atualmente, não são todas as regiões que possuem legislação específica para esse tipo de estabelecimento. Porém, estados como Paraíba e Pernambuco já buscam regulamentar a construção de pistas de kart para garantir a segurança não só dos condutores, como também do público. 

Soluções para tornar a sua pista de corrida e kart segura

Painel Guará Hércules

O Painel Guará Hércules é uma solução versátil e totalmente personalizável para sua pista de kart. Composto por até quatro partes, o painel é fácil de instalar e possui uma manutenção bastante prática. Uma vez que a base é parafusada, é possível personalizar completamente o layout da pista sem a necessidade de quebrar o piso. Assim, você pode fazer divisões internas e reajustar as áreas do kartódromo de acordo com a sua necessidade. 

Tela Guará Caracol

A Tela Guará Caracol também é uma opção de cercamento bastante versátil. A tela é fácil de instalar e de manusear e oferece uma proteção personalizada para o seu canil porque é fabricada sob medida para sua pista. É resistente e durável, por isso pode ser utilizada tanto em áreas internas quanto externas do estabelecimento. Outra grande vantagem é que você pode escolher entre oito diferentes cores de acordo com a estética do kartódromo: amarelo, azul, branco, cinza, preto, verde, vermelho e laranja. Disponível na versão galvanizada e na revestida em PVC.

Gostou desse conteúdo? Saiba também como a cerca móvel pode ajudar na segurança dos eventos.