As estufas são estruturas cada vez mais utilizadas no setor agrícola. Além da facilidade de instalação, esse tipo de plantio favorece o desenvolvimento das plantas e reduz o número de intervenções artificiais, oferecendo produtos mais sustentáveis e com melhor qualidade. 

Atualmente, o mercado agrícola brasileiro possui muitos artifícios para cultivar com sucesso. A proteção certa pode influenciar diretamente no desenvolvimento da estufa. 

Neste artigo, você vai entender a importância de proteger as plantas na estufa e conhecer as melhores soluções da Telas Guará para o setor. 

A importância da proteção das estufas

O principal objetivo das estufas agrícolas é proteger as plantas e manter as melhores condições para o bom desenvolvimento do cultivo. Com a proteção adequada, as estufas permitem o cultivo fora de época, o que traz mais independência para o produtor.

A estrutura transparente permite a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha. O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha formando correntes de convecção: massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem. Dessa forma, o calor do sol é aprisionado no ambiente. 

Quando falamos de proteção para esse tipo de cultivo, é importante pensar em dois aspectos principais: a luz do sol e o controle de pragas. As telas de sombreamento ou sombrites, por exemplo, são muito utilizadas para controlar a entrada de luz solar nos viveiros de mudas. É um investimento barato e prático para garantir o crescimento das plantas e reduzir prejuízos. O excesso de sol pode prejudicar o desenvolvimento das mudas e até mesmo danificar as plantas adultas.

O cultivo em terrenos abertos é muito mais vulnerável ao ataque de pragas do solo e de insetos, mesmo com todas as medidas de prevenção. Os sistemas de cultivo na estufa permitem restringir o contato com a maior parte dos patógenos nocivos. Porém, as estufas ainda são suscetíveis a pragas, por isso é importante investir na proteção das plantas. As telas de proteção com malha fina permitem fazer esse controle de uma forma barata e eficaz, evitando a necessidade de intervenção humana no cultivo e diminuindo o uso de agrotóxicos. 

Conheça a Tela Guará para Sombreamento

Essa é a melhor solução para garantir o bom desenvolvimento da sua estufa. A Tela Guará para Sombreamento é uma proteção versátil que oferece um tratamento contra raios ultravioleta. Além de produzir uma sombra uniforme, a tela também protege contra o sol, o vento e o granizo. Produzida com 100% de polietileno e com malhas tecidas por giro inglês. Disponível com percentuais de sombreamento entre 30%, 50%, 60% e 70% para atender às mais diversas necessidades, nas alturas de 1,50 m e 3,00 m, e comprimento com 50,00m e 100,00m.

Que tal encontrar as melhores soluções para sua estufa agrícola? Entre em contato com a equipe da Telas Guará e descubra como podemos ajudar você!

Você também pode entrar em contato pelo whatsapp