Há diversos benefícios em ter um viveiro, galinheiro, mangueirão, ou até mesmo uma horta. Além do bem-estar provocado pela criação e cuidado com animais, você pode consumir alguns alimentos que não levam diversos tipos de substâncias como agrotóxicos, hormônios e rações com poucos nutrientes. Mas não se esqueça de fazer o cercamento com o tipo certo de tela.

Para este trabalho, é muito comum a dúvida sobre qual tipo de tela usar para garantir a segurança e conforto dos animais, como pássaros, galinhas, porcos e outros. Portanto, torna-se de fundamental importância conhecer os tipos de materiais e quais telas e cercas são mais apropriadas de acordo com as necessidades e características de cada espécie.

Antes da compra, avalie quantos animais você tem e pretende ter para, assim, determinar o tamanho do local e encomendar a quantidade certa do produto. Conheça bem a sua região e escolha um local no qual no qual você consiga proteger a sua criação tanto no verão quanto no inverno e do ataque de predadores.

Agora, vamos te explicar as principais diferenças entre essas cercas e o porquê são ideais para a sua criação.

Telas para viveiros de pássaros

Em viveiros de pássaros é recomendável o uso de telas com material resistente. Assim, o uso de telas plásticas não é recomendável, pois o animal pode perfurá-las com o bico. A melhor opção para esses casos é a tela guará hexagonal de ½” de malha. Com seu vão menor, essa tela oferece maior segurança para os pássaros e, por ser galvanizada, confere maior durabilidade. 

Se você procura uma tela com melhor acabamento, também é possível usar a Tela Guará Ondulada Galvanizada. Nesse caso, telas de ⅜” , ½” e ¾” de malha são ideais para espécies menores, enquanto as malhas acima de 1” podem ser usadas para espécies maiores. A bitola do arame desse tipo de tela é maior, o que torna a tela mais resistente.

Telas para viveiro de codornas, pintinhos e animais de pequeno porte

Viveiro para animais de pequeno porte, como codornas e pintinhos precisam de telas com malhas menores para evitar a fuga desses animais. No caso dos viveiros das codornas, é necessário dois tipos de telas, a tela de 1” de malha hexagonal para as laterais e a de ½” para o fundo e a rolagem dos ovos. A tela maior é ideal, pois permite que a codorna consiga passar a cabeça pela tela para se alimentar mas, ao mesmo tempo, não consiga escapar do viveiro, enquanto a tela menor no fundo garante mais conforto para as aves caminharem pela gaiola.

Em relação ao pinteiro, a tela de 1” hexagonal consegue prender bem as aves, porém, se quiser maior garantia, é possível usar a tela hexagonal de ½”.

Para outros animais de pequeno porte, como porquinhos-da-índia ou coelhos, é preciso avaliar o tamanho do animal para verificar o melhor tipo de malha.

Telas para galinheiros

Os galinheiros precisam ter a cerca alta, pois as galinhas e, principalmente, os galos conseguem pular por cima de cercas mais baixas. A altura recomendada para galinheiros é de no mínimo 1,5m. Já a malha pode ser maior do que a de viveiro para codornas ou pinteiros. A tela hexagonal de 2” de malha é uma ótima opção para quem está procurando um material mais barato.

Para quem quer investir mais e aumentar a resistência e durabilidade do cercado, também é possível usar a tela alambrada, como a Tela Guará Caracol Galvanizada, também com malha de 2”. Sempre deixe a tela bem rente ao chão, para evitar a entrada de outros animais, o risco também pode ser minimizado com a criação de uma mureta em torno de todo o galinheiro, onde será fixada a tela. Outra dica é usar arame farpado na parte de baixo da cerca, para evitar a entrada de predadores no cercado.

Telas para mangueirão

Para animais maiores, o tipo ideal de tela são as mais fortes, como as telas alambradas. O preço desse tipo de tela pode ser maior, mas ela evita que os animais a arrebentem e escapem. As malhas desse tipo de tela podem ser maiores também.

É importante lembrar que o cercamento de animais como porcos, ovinos e caprinos é uma medida de biosseguridade, pois os mantêm fora do alcance de animais silvestres que podem transmitir doenças. Com o cercamento, também é mais fácil controlar a alimentação dos animais, impedindo que eles comam alguma planta imprópria.

Para quem busca economizar, também é possível usar a tela hexagonal de 3”, com o mesmo cuidado dos galinheiros: uso de mureta ou arame farpado na parte de baixo para evitar a entrada de predadores.

Malha e fio – características e diferenças

Os fios, medidos em BWG* e em milímetros. Quanto maior for o número, menor é a espessura do material, conferindo mais resistência.

Já as malhas são medidas de um fio a outro, determinando o tamanho da abertura. Normalmente, são medidas em polegadas (“) e em milímetros(mm).

*BWG é a unidade de medida dada aos arames galvanizados conforme norma.

Tipos de telas para cercamento

Existem diversas opções no mercado de telas para o cercamento de animais, os principais tipos são as telas hexagonais e caracol, mas também é possível encontrar outros modelos que podem funcionar muito bem nos cercamentos.

1.Tela Guará Hexagonal

As Telas Guará Hexagonais são muito versáteis e baratas. Podem ser utilizadas em qualquer tipo de criação de animais pois possuem malhas de tamanhos diferentes, sendo a menor com malha de ½”, indicada para viveiros de pássaros e pinteiros, e a maior com malha de 3”, boa para a criação de animais maiores como caprinos e suínos. Veja as especificações desta tela no quadro abaixo:

 

Malhas (polegadas) 1/2 1 2 3
Malhas (mm) 12,70 25,4 50,8 76,2
Diâmetro dos Fios (BWG) 24 22 18/22 16
Diâmetro dos Fios (mm) 0,56 0,71 1,24/0,71 1,65
Comprimento (m) 50,00 50,00 50,00 50,00
Altura (m) 1,00 / 1,50 1,00 / 1,50 1,50 / 1,80 1,00 / 1,20 / 1,50 / 1,80

2.Tela Guará Ovelheira

É uma solução moderna, inteligente e econômica de tela, feita de arame galvanizado a quente. A Tela Guará Ovelheira oferece duração 4 vezes maior que as telas tradicionais. Sua parte de baixo possui um espaçamento menor da malha para evitar a entrada de animais menores no cercamento. É uma ótima opção para a criação de caprinos, ovinos, equinos, avestruz e animais silvestres e cercamento de rodovias. Veja suas medidas no quadro abaixo:

 

Referência 120 / 10 / 15
Quantidade de fios (horizontal) 10 cm
Espaçamento dos fios (vertical) 15,00 cm
Diâmetro dos fios Externos 2,50 mm
Internos 2,10 mm
Verticais 1,90 mm
Comprimento (m) 50,00 m
Altura (m) 1,20 m

3.Tela Guará Soldada

Outra opção com maior durabilidade é a Tela Guará Soldada. Ela oferece economia, praticidade e segurança para cercar o seu empreendimento. Uma ótima opção para o cercamento de áreas maiores e para animais de médio e grande e médio porte. Ao instalar a tela guará soldada, é preciso prestar atenção na distância entre os mourões. Para mourões distantes em até 2,5m, o uso do fio guia pode ser dispensado, enquanto que para distâncias maiores, é recomendável o uso de fio guia para manter o alinhamento da tela. Veja as dimensões disponíveis no quadro abaixo:

 

Malha long. X Transv. (cm) 05×05 10×05 10×05 15×05
Malhas (mm) 2,40 1,60 2,00 2,40
Comprimento (m) 25,00 25,00 25,00 25,00
Altura (m) 2,00 1,00 / 1,20 / 1,50 / 1,80 / 2,00

 

4.Tela Caracol Galvanizada

A Tela Caracol Galvanizada é uma tela alambrada formada por feixes interconectados, tornando extremamente difícil o seu rompimento. Muito boa para o cercamento de animais de médio e grande porte graças à sua maior resistência, mas é possível usar no cercamento de animais de pequeno porte também, já que está disponível com malhas menores. A sua instalação é rápida e prática. Para quem busca maior resistência contra chuva e maresia, é possível adquirir seu modelo revestido em PVC. Veja suas especificações no quadro abaixo:

 

Malha long. X Transv. (cm) 05×05 10×05 10×05 15×05
Malhas (mm) 2,40 1,60 2,00 2,40
Comprimento (m) 25,00 25,00 25,00 25,00
Altura (m) 2,00 1,00 / 1,20 / 1,50 / 1,80 / 2,00