Nada é mais prazeroso do que ver os seus sonhos e planos realizados. Os 50 anos da Telas Guará é um desses momentos em que se olha para trás com orgulho de tudo o que foi construído até aqui. Trata-se de um momento de agradecimento a todos que fizeram parte do crescimento da nossa empresa, sempre prezando por fazer aquilo que é certo.

Crescimento esse que não foi fácil, foram diversos os desafios enfrentados, que surgiram desde o início de nossa trajetória, mas que superamos sempre de cabeça erguida. Se estamos aqui hoje, é graças a todos os nossos colaboradores, funcionários, fornecedores e clientes, que acreditaram no nosso potencial e deram um voto de confiança para o nosso trabalho. A criação da Telas Guará ocorreu graças a um momento que poderia ser considerado uma tragédia, mas que serviu como impulso para mudar a vida de toda a Família Guará.

Conheça melhor essa história.

Uma história de desafios e conquistas

Telas, gradis, portões, concertinas, materiais para contenção de encostas, entre outros, são os principais produtos fabricados pela Telas Guará, mas como surgiu a empresa que é referência no mercado brasileiro de telas de proteção? Com o intuito de deixar a vida de taxista após sofrer três assaltos no mesmo ano, Devanir Sercio, já conhecido como Sr. Guará, resolveu começar a fabricar telas de arame no terreno da sua família. Porém, todo o processo ainda era feito de forma artesanal, com ajuda da sua esposa, Wilma Sercio, e de seus filhos.

Dentre as peças usadas para fabricar a primeira máquina de telas no fundo do quintal, estavam um motor comum com uma caixa de máquinas de um Chevrolet de 1951 e um eixo de serra, materiais que estavam disponíveis na época. Por isso mesmo, o Sr. Guará contou com o apoio de pessoas que confiaram no potencial da empresa.

“O Dr. Vasco Castelo Branco emprestou o dinheiro para comprar os primeiros 1000 kg de arame para pagar como e quando pudéssemos. Então esse é o amigo de fé, o irmão camarada, aquela pessoa que acredita quando você não tem nada.” diz Carlos Henrique Sercio, filho de Devanir e atual diretor-presidente da Telas Guará. 

Mas o desejo de construir algo novo venceu as dificuldades. Ao longo do tempo, a Guará conseguiu se modernizar e investir em equipamentos que aumentaram a escala de produção. “Fizemos um investimento em equipamentos para fabricar equipamento agrícola, ou seja, montagem de granjas. Depois disso, investimos em máquinas manuais para fabricação de panelas e posteriormente a gente automatizou toda essa fábrica de panelas com máquinas da linha automobilística.”

Além disso, a Telas Guará contou com muito estudo do mercado internacional para trazer novidades para o mercado brasileiro. Atualmente, a empresa possui parceiros de negócio em diversos países da Ásia, da Europa e da América do Norte. 

“Eu tive que ir pro exterior e visitei mais de 15 países. Conheço mais ou menos 65 empresas no segmento de ferramentas. Visitei obras na Europa, por exemplo, de trem de alta velocidade, e com isso a gente pegou know how muito bom. […] Nós começamos a diversificar cores para ser um diferencial. Com isso, conseguimos pegar um pedacinho desse mercado, que é fantástico, sempre com a visão de buscar satisfação total de nossos clientes.” 

E a satisfação do cliente continua sendo muito importante para a empresa. A Guará não deixou de atender ao pequeno consumidor, mesmo depois de aumentar a escala da produção. Na entrevista, Carlos deixa claro que tem prazer em atender ao consumidor final, independente das medidas de tela de que ele precisa. 

Conheça um pouco mais sobre a nossa história:

Um futuro construído por pessoas

Hoje, as grandes prioridades da Guará são investir no treinamento dos colaboradores e investir na sustentabilidade do negócio, para assim melhorar continuamente o ambiente de trabalho. Além disso, a empresa ainda busca minimizar os impactos da indústria no meio ambiente.

“Não geramos nenhum tipo de poluição para o ar. E aproveitamos toda a água que resfria as máquinas. Ela vai pro subsolo, esfria e volta para a máquina. Na Telas Guará, temos árvores, jardins e plantas. Temos toda a sucata destinada a um sucateiro, que destina para a siderúrgica. Ou seja, não vai para o meio ambiente. Temos um tratamento via esgoto, via fossa. E ainda temos uma doação de saco plástico e de caixas de papelão para a comunidade. […] Estamos com um projeto de refazer todo o telhado da Guará. Eu vejo na Europa há 15 anos as pessoas utilizando a energia solar nas fábricas, e a gente já tem esse projeto bem adiantado. […] Isso gera economia e segurança, além de ser sustentável.”

Como toda empresa, a Guará já teve seus momentos de crise, com cortes no pessoal e nas comemorações internas. Hoje, a empresa tem orgulho de apresentar oficialmente a campanha que celebra os 50 anos de história. Além de relembrar a sua trajetória no mercado, a Guará também está investindo no bem-estar de seus colaboradores. Essa comemoração tem o objetivo de lembrar que o sucesso da Guará se deve a todas as pessoas que fizeram parte da trajetória da empresa, desde os clientes até os parceiros. 

“Na Guará, tem galpão, máquinas e computadores. Mas ela não é nada sem aquela equipe que temos de profissionais comprometidos, com brilho nos olhos. Nem sem o relacionamento com o nosso fornecedor, o relacionamento com os nossos clientes e o relacionamento com os nossos parceiros terceirizados”, completa o diretor-presidente.

Confira a entrevista completa aqui.