Hoje traremos um case de sucesso histórico: o cercamento do circuito oval do Autódromo de Jacarepaguá, conhecido como circuito “Emerson Fittipaldi Speedway”. 

Nós, da Telas Guará, temos orgulho de ter participado ativamente na construção de um dos mais importantes autódromos da história do esporte automobilístico.

Aqui, iremos contar a trajetória do Autódromo Internacional Nelson Piquet, também conhecido como Autódromo de Jacarepaguá, e como a Telas Guará participou do cercamento do circuito “Emerson Fittipaldi Speedway”.

História do Autódromo de Jacarepaguá

Em 1966, foi inaugurado o Autódromo Nova Caledônia com o intuito de tirar as corridas de carro das ruas do Rio de Janeiro. Porém o autódromo não teve investimentos e acabou sendo sucateado.

Com o surgimento e crescimento da Fórmula 1 em São Paulo, a Prefeitura do Rio de Janeiro resolveu reformar o antigo autódromo, transformando-o em uma pista profissional. Em 1977, foi inaugurado o Autódromo de Jacarepaguá. 

Assim, como desejado pelos cariocas, o torneio de Fórmula 1 foi para o Rio de Janeiro no ano seguinte, em 1978, tendo como primeiro campeão o argentino Carlos Reutemann. Emerson Fittipaldi ficou em segundo lugar pela equipe brasileira Copersucar. Esse foi o primeiro dos três pódios da equipe brasileira. O argentino voltou a vencer o campeonato em 1981.

O nome oficial do autódromo, Autódromo Internacional Nelson Piquet, foi dado em homenagem ao piloto Nelson Piquet, por ser o primeiro brasileiro a vencer a competição de  F1 neste autódromo, em 1983, com chassi Brabham e motor BMW. Ele voltou a vencer em 1986, com chassi da Williams e motor da Honda.

A Fórmula 1 deixou em Jacarepaguá em 1990, quando o Autódromo de Interlagos de São Paulo terminou sua reforma.

O autódromo foi reconhecido como uma das melhores pistas de corrida, graças a sua topografia favorável. As pistas foram preparadas para qualquer tipo de competição motorizada. Também foi lugar de desenvolvimento e treinamento de pilotos.

Mesmo com sua importância para o esporte automobilístico, o descaso e falta de interesse do poder público fez com que o autódromo fosse sucateado. Em 2008, sua demolição foi oficialmente anunciada e, no final de 2012, o autódromo já não existia mais. Em seu lugar, foi construída a Vila Olímpica para os Jogos Olímpicos de 2016.

Circuito oval “Emerson Fittipaldi Speedway”

Após a saída da Fórmula 1 de Jacarepaguá, o autódromo começou a focar na categoria de Cart Champ Car, também conhecida como Fórmula Indy. Porém, para receber essa categoria era preciso construir uma pista oval, segundo os critérios da FIA, Federação Internacional do Automóvel.

Desta forma, o circuito oval do Autódromo de Jacarepaguá, chamado de Emerson Fittipaldi Speedway, foi construído e inaugurado em 1996. O circuito possui 3km de extensão e foi cercado pela Telas Guará. Nele, ocorreram as corridas da CART entre 1996 e 2000.

Em 2000, último ano em que a competição ocorreu em Jacarepaguá, o mexicano Adrian Fernández foi o piloto campeão com chassi Reynard e motor Ford Cosworth.

Mesmo com o circuito oval, a pista principal não deixou de funcionar. Entre as diversas corridas, a principal era a etapa brasileira de MotoGP que ocorria por lá.

Cercamento Telas Guará

A Telas Guará tem experiência e reconhecimento no setor de grandes empreendimentos, como a construção da pista oval do Autódromo de Jacarepaguá. Nós oferecemos as melhores soluções em cercamentos, com materiais de qualidade e segurança.

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