Hoje viemos fazer uma pergunta muito importante e que merece reflexão: Você conhece os seus vizinhos? Atualmente, é comum sabermos pouco sobre as pessoas que moram à nossa volta. Seja pelo medo ou pela rotina corrida, é normal não termos ligação com a comunidade onde moramos, o que pode criar um ambiente mais perigoso e pouca sensação de segurança. É por conta disso que surgiu a Rede de Vizinhos Protegidos.

Pensando nisso, as Polícias Militares de todo o país vêm desenvolvendo um projeto de segurança pública que pode diminuir a criminalidade da região onde você mora com uma medida simples, a integração dos vizinhos com a Rede de Vizinhos Protegidos.

Em Minas Gerais, o projeto começou a ser implantado em Belo Horizonte, mas já se espalhou pelo Estado e pode ser encontrado em cidades do interior, como Juiz de Fora e Itabira. Outros Estados como São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e o Distrito Federal também possuem programas semelhantes à Rede de Vizinhos Protegidos e, em todos os locais onde foi aplicada, houve uma diminuição significativa na criminalidade da região.

O programa, desenvolvido pela Polícia Militar de cada Estado, é pautado na filosofia da polícia comunitária. Através de aplicativos de mensagens, são criados grupos com os membros da vizinhança de um determinado local e com representantes da Polícia Militar. Nesses grupos são repassadas informações de segurança pública e relatados problemas que ocorrem em sua localidade.

O objetivo da Rede de Vizinhos Protegidos é aproximar os membros da comunidade com a Polícia Militar. O projeto também envolve reuniões com membros da PM para a sugestão de melhorias na segurança de cada comunidade.

Veja também: Conheça os tipos de portões automatizados

Quer saber como a Rede de Vizinhos Protegidos pode diminuir a criminalidade da sua cidade? Veja abaixo

Como funciona a Rede de Vizinhos Protegidos

Imagine a seguinte situação: você precisa viajar e ficará longe de casa durante muito tempo, deixando a sua residência vazia. Essa situação pode deixar a sua casa vulnerável a arrombamentos e medidas devem ser tomadas para garantir a sua segurança.

Com a implementação da Rede de Vizinhos Protegidos na rua ou no bairro onde você mora, deixar a casa vazia pode não ser tão arriscado assim. Isso porque ela será monitorada por toda a comunidade e, em caso de qualquer ação suspeita, um vizinho informará imediatamente a Polícia Militar e os outros membros da comunidade através de um canal direto criado pela Rede.

Crimes como assaltos à mão armada, roubos, furtos, arrombamentos e outras ocorrências são diariamente evitados devido a implementação da Rede de Vizinhos Protegidos e as ações da Polícia Militar.

Como criar uma Rede de Vizinhos Protegidos?

Se interessou pela Rede de Vizinhos Protegidos? Veja o passo a passo para implementar em sua comunidade.

1. Conheça os seus vizinhos

O primeiro passo para se criar uma Rede de Vizinhos Protegidos é conhecer sua vizinhança e criar uma conexão com a sua comunidade. Uma maneira simples de fazer isso é recebendo seus vizinhos em casa com pequenas confraternizações. Outro modo é participando ativamente de atividades da sua comunidade. Procure saber se o seu bairro possui uma associação de moradores e participe de algumas reuniões. Se você mora em condomínio, não deixe de frequentar as assembleias para conhecer melhor quem mora ao seu lado.

2. Mobilizar os vizinhos

Após criar uma relação com a sua comunidade, apresente o projeto da Rede de Vizinhos Protegidos para a sua vizinhança. Mostre suas vantagens e mobilize todos para participarem em conjunto. Quanto mais vizinhos participarem, maior será a cobertura de segurança da sua região.

3. Acione as autoridades

Após a mobilização da comunidade, chegou a hora de acionar as autoridades policiais da sua cidade. Procure saber pelos canais de comunicação da Polícia Militar como a Rede de Vizinhos Protegidos é implantada em sua cidade. Se possível, marque uma reunião com representantes da PM com a comunidade para esclarecer dúvidas e elaborar um projeto eficiente para todos.

4. Crie canais de comunicação

Agora é o momento de criar os canais de comunicação entre os seus vizinhos e a Polícia Militar. Os aplicativos de mensagem facilitam muito essa interação, e ajudam na comunicação rápida e eficiente. Assim que alguma atitude suspeita é detectada por um dos vizinhos, deve-se contatar imediatamente a polícia e a comunidade.

5. Fazer reuniões constantemente

É importante manter a rede conectada por meio de reuniões periódicas. Essas reuniões podem ser combinadas virtualmente. Nelas, será discutido novas estratégias de segurança, apontadas as necessidades da comunidade, assim como os pontos que precisam ser resolvidos com urgência. Agentes da PM podem ser convocados à essas reuniões para orientar os moradores sobre ações de segurança e percepção de crimes.

6. Investir em equipamentos de segurança

A rede de vizinhos não exclui a necessidade de se investir em equipamentos de segurança para a sua residência. Mantenha os portões e grades da sua casa sempre em boas condições. Instale câmeras de segurança e alarmes. Aqui temos algumas dicas para melhorar a segurança da sua residência.

Você já conhecia a rede de vizinhos protegida? Que tal criar uma em sua região?

Veja outras soluções de segurança no blog da Telas Guará.