Nos dias atuais, a segurança residencial é prioridade para muitas pessoas. Infelizmente, não são poucos os casos de invasão de domicílio, roubos e furtos em residências. Por isso, investir em segurança é fundamental para garantir seu bem-estar e o de sua família, além de ser uma forma de prezar pelo seu patrimônio e suas posses. 

8 dicas de segurança residencial

Separamos para você algumas dicas para ajudar a proteger seu lar e mantê-lo seguro a todo momento. Confira!  

1. Instale câmeras 

Essa é ótima ideia para quem quer manter os invasores longe de sua casa, uma vez que a presença da câmera representa uma dificuldade para eles, já que suas ações serão registradas. 

Escolha um equipamento de qualidade e instale-o em pontos estratégicos da residência, como entrada principal e outros pontos de fácil acesso, além de ter como opção a instalação dentro de cômodos da casa. Outro ponto importante é prestar atenção na posição de filmagem das câmeras e não colocá-las em locais de fácil acesso, onde podem ser danificadas. 

As câmeras permitem que você monitore seu domicílio a distância e também cheque se há alguma movimentação estranha antes de sair ou entrar em casa.

2. Tenha um sistema de alarme 

Além das câmeras de segurança, você pode instalar um sistema de alarmes no seu domicílio. Coloque-os nas portas e janelas para que eles sejam acionados em caso de tentativas de arrombamento.

O barulho gerado pelos alarmes já ajuda a inibir a ação dos invasores. Você também pode ter alarmes conectados a empresas de segurança, que farão a checagem caso eles sejam acionados. Outra medida é conversar com os seus vizinhos e pedir para que estes chamem a polícia caso o alarme dispare por um determinado tempo. 

Para além dos alarmes sonoros, os luminosos também são boas escolhas. Instale sensores de presença que acendem uma luz, que alertará o invasor e permitirá que você enxergue com mais clareza o que está acontecendo.

3. Preste atenção no paisagismo

Na hora de montar o paisagismo da sua casa, não é só a parte estética que deve ser pensada. É preciso combinar funcionalidade, privacidade e segurança.

Plantas e árvores altas podem servir de esconderijo para os criminosos e prejudicar a sua visão sobre as áreas da casa. Assim, é interessante manter a poda das plantas em dia. 

Outro ponto de atenção é em relação a iluminação que deve ser eficiente, uma vez que os lugares escuros também são favoráveis para que os invasores se escondam. 

4. Faça um seguro residencial

O seguro residencial é um excelente investimento. Ele entrará em ação se as outras medidas de segurança falharem e cobrirá seus prejuízos.

Além disso, os seguros não atuam apenas em situações de invasão, roubos e furtos em sua residência. Eles podem ser acionados em casos de incêndio, problemas elétricos, hidráulicos, situações de perigo entre outros.

5. Não se exponha demais

É preciso ter cuidado com o que você deixa à vista dentro de casa. Não deixe os objetos de valor à mostra e em locais de fácil acesso, opte por guardá-los em cofres ou móveis com fechadura. Não deixe televisões, celulares e computadores perto das janelas. Cuide também do que fica fora de casa, como bicicletas, carros e outros pertences que são armazenados na garagem, por exemplo.

Outro ponto que ajuda a afastar os invasores é a presença de pessoas no ambiente. Por isso, mesmo que não tenha ninguém em casa, busque causar essa impressão. Deixe algumas luzes acesas e as janelas com cortinas fechadas, Também pode deixar um rádio ligado com o volume baixo. 

E quando se fala em exposição nos dias de hoje, não podemos deixar de falar das redes sociais. Cuidado ao compartilhar fotos e vídeos na internet! As pessoas podem obter informações sobre a sua rotina e bens que possui através do que você publica nas redes sociais, e usar isso contra você. 

6. Vizinhos de confiança 

Uma ação simples e útil é contar com a ajuda dos vizinhos para proteger sua casa. Combine com um grupo de vizinhos a vigilância mútua dos domicílios, principalmente nos períodos em que as casas ficam vazias e em casos de viagens. Peça também para que estes recolham suas correspondências, quando for passar muitos dias fora, para não aparentar que a casa está abandonada.

7. Invista em portas e janelas de qualidade

As portas da sua casa devem ser feitas de materiais resistentes e possuir bons sistemas de fechaduras. As fechaduras tetra são as mais indicadas, você pode optar também pelas trancas digitais que utilizam senhas e biometria para serem abertas.

No caso das janelas, ou até mesmo das portas, use os vidros temperados e maiores, além de apostar nas travas e trancas. Outra medida é o uso de grades, mas é importante se assegurar que elas podem ser facilmente removidas em casos de emergências. 

8. Aposte em cercamento 

Por último, mas não menos importante, a dica é investir no cercamento da propriedade. Uma das primeiras coisas que vem à mente quando se fala de proteger a casa é a instalação de cercas de proteção e construção de muros. Além de servirem como uma forma de delimitar e separar espaços e questões estéticas, um dos empregos mais importantes dessas barreiras é a proteção. 

São vários os tipos de cercamento que você pode utilizar na sua casa, tudo depende do nível de proteção que você busca do visual que deseja. Além disso, é importante avaliar as características das telas de proteção antes de escolher a ideal para sua moradia.  

Como escolher o melhor tipo de cercamento para propriedade

Já que indicamos o cercamento, agora iremos te ajudar a escolher a melhor opção.

Na hora de escolher o cercamento ideal para sua casa, existem muitos fatores para avaliar, como estética, conforto e proteção. Vamos mostrar a você alguns aspectos importantes a serem avaliados na hora de escolher seu cercamento e as melhores opções.  

Existem alguns tipos de cercamento que você pode adotar em sua propriedade dependendo da finalidade com que você pretende instalá-lo. Você pode usar telas de proteção, muros, cerca de madeira, fechamento de vidro, cerca viva, entre outros.

Para escolher o melhor tipo de cercamento para sua propriedade é preciso levar em conta alguns aspectos. Conheça alguns pontos importantes para sua escolha.

1. Segurança

O primeiro e principal fator que se deve pensar na hora de escolher um cercamento para sua propriedade é a segurança. Cuidar da segurança dos moradores de sua casa é definitivamente uma prioridade para todo proprietário. Especialmente nos grandes centros urbanos, a criminalidade geralmente é mais intensa, portanto é fundamental investir em boas soluções de proteção.

Uma boa cerca deve ser capaz de garantir a proteção dos moradores da casa contra invasões de pessoas estranhas, ladrões e até mesmo animais. 

2. Estética

Outro ponto muito avaliado na hora da escolha do cercamento é a estética, que pode ser combinada a segurança garantindo o melhor dos dois mundos. O cercamento fará parte da fachada do ambiente e é interessante que ele combine com os outros elementos ao redor. Por isso, quando for escolher seu cercamento pense nas cores, materiais e texturas que melhor se encaixam com o restante da sua decoração.

3. Manutenção

Não basta apenas instalar um belo cercamento em sua casa e deixá-lo sem cuidados. Para garantir que sua cerca continue a ser eficiente no papel de proporcionar segurança e manter a boa aparência é importante que ela receba a manutenção adequada. Assim, pense em um cercamento que lhe dará as melhores condições de manutenção mais fáceis e que não precisem ser feitas em intervalos muito pequenos. 

4. Privacidade

Um dos objetivos de instalar um cercamento na sua casa pode ser para promover privacidade. Ou seja, é preciso pensar em uma cerca que vai dar a você  e a todos os habitantes da residência conforto e evitará com que os vizinhos e outras pessoas que passam pela rua fiquem olhando o que se passa na sua casa.

Telas de proteção e suas vantagens

As telas de segurança surgem como uma solução acessível mas extremamente valiosa.  

Ao escolher uma tela de proteção, você deve prestar atenção ao tipo de arame. Primeiro, as telas nunca devem ser de malha muito solta. Afinal, quanto mais vãos entre os fios mais fácil é subir na tela e mais vulnerável fica a casa.

Além disso, a manutenção de cercas residenciais pode ser uma fonte de muitos problemas quando a decisão errada é tomada. Se o material da tela não for de boa qualidade, você terá que fazer reparos com muito mais frequência. Dependendo do ambiente, a ação do tempo pode avariar o cerca e forçá-lo a trocá-la de tempos em tempos.

Por isso é importante investir em uma grade feita com o melhor material do mercado: o aço galvanizado. Este tipo de metal, extremamente durável, não oxida e protege sua casa por muitos anos. Você também pode optar por telas cobertas de PVC, que além de oferecer todas as vantagens do arame galvanizado, também permitem escolher entre diferentes cores.

Existem vários benefícios em utilizar telas de proteção como opção de cercamento para sua casa, confira: 

1. A tela garante mais segurança

Uma vantagem da utilização de cerca de telas é a visibilidade de quem está dentro de sua residência, podendo detectar movimentos de pessoas estranhas que podem ser um risco para sua segurança. Desta forma se tem tempo de tomar providências preventivas e fica muito mais difícil conseguir ajuda em uma situação de perigo.

2. O custo de manutenção da tela é muito menor

As telas possuem uma durabilidade muito maior e um custo de manutenção quase zero. Escolhendo a tela de material adequado você quase não precisa se preocupar com a manutenção, ou contrário, por exemplo, de muros que precisam constantemente de repintura e de outros cuidados. 

3. A tela destaca a beleza da sua casa

Neste quesito, elas são imbatíveis. Uma das maiores vantagens das telas de proteção é sua versatilidade. Existem diferentes modelos para que você possa escolher aquele que melhor se adapta à sua casa.  Além disso, a maioria dos modelos apresenta uma boa variedade de cores que permitirão proteger sua casa sem abrir mão do senso estético da propriedade.

As telas contribuem para destacar a casa e suas áreas externas, valorizando sua arquitetura e paisagismo. As telas podem ser utilizadas inclusive em formato de cercas baixas para separar o jardim ou áreas de lazer no quintal.

Telas ou Muros? Descubra qual é a melhor opção de cercamento. 

Cercamento ideal para sua casa: Soluções da Telas Guará para proteger sua propriedade

Selecionamos quatro soluções em cercamento para garantir a segurança do seu terreno. 

1. Painel Guará Hércules

O Painel Guará Hércules destaca-se pela beleza e design moderno. A linha proporciona flexibilidade e rapidez na instalação, graças à modularidade com que projetamos seus produtos. São várias cores disponíveis em várias alturas e com a fabricação de portões sob encomenda, o que facilita sua adaptação aos mais variados tipos de residência. E o melhor: não requer mão de obra especializada para sua instalação, seguindo as mais modernas tendências, como por exemplo o DIY (do it yourself).

2. Tela Guará Jarditor

Com um design diferenciado que valoriza seu projeto, a Tela Guará Jarditor se destaca pela facilidade no manuseio e na instalação graças ao seu sistema exclusivo. É fabricada com arame com galvanização a quente por imersão e soldada eletronicamente por eletrofusão fornecidos em várias alturas. Resistente e versátil, está disponível em duas versões, galvanizada e galvanizada na cor verde, oferecendo, assim, mais beleza e durabilidade, adaptando principalmente aos ambientes integrados com a natureza.

3. Tela Guará Caracol

A Tela Guará Caracol é feita sob medida com até 7,00 metros de altura, disponível em 8 cores (amarelo, azul, branco, cinza, preto, verde, vermelho e laranja). A Tela Caracol é o cercamento mais vendido do nosso catálogo porque combina com os mais diversos tipos de propriedades. Construção civil, comércio, indústria e residencial são apenas alguns dos setores que se beneficiam muito desse cercamento. Você pode escolher entre a versão galvanizada e a versão com revestimento em PVC, que protege o arame contra as variações climáticas, aumentando sua durabilidade.

4. Tela Guará Ondulada

Decorativa e artística: a Tela Guará Ondulada é campeã de vendas para a proteção de residências quando falamos em grades de segurança. Disponível em 8 cores (amarelo, azul, branco, cinza, preto, verde, vermelho e laranja) ela oferece resistência, design, flexibilidade e praticidade para o seu projeto. Além disso, tem ainda a vantagem de poder ser produzida sob medida em qualquer quantidade, ideal para quem busca proteção personalizada.

Curtiu esse texto e quer encontrar uma solução de cercamento que é a cara da sua casa? Saiba como combinar segurança e estética.