Muitas pessoas optam por viver em condomínios fechados por conta da maior segurança que esses lugares oferecem. Mas morar em uma área condominial não é garantia de total segurança, por isso é importante investir em soluções de proteção para obter o máximo de seguridade possível.

A violência não é mais “privilégio” das grandes cidades. Municípios de pequeno e médio porte hoje são alvos de criminosos que começam a migrar para o interior visando “expandir” seus territórios. Os condomínios conseguem garantir uma tranquilidade maior aos seus moradores. Mas falhas na segurança tem deixado essa parcela da população muito exposta. 

O fato é que, na maior parte dos casos, os assaltos a condomínios são fruto de brechas existentes no sistema de segurança. São erros que vão desde a economia na instalação de telas de proteção até a falta de planejamento e descuidos por parte de funcionários e moradores.

Em diversos empreendimentos, residenciais ou comerciais, é comum ter uma equipe de porteiros, que se revezam de acordo com suas escalas. No entanto, se apoiar apenas na figura de um porteiro para garantir a segurança condominial não é a solução mais funcional e nem a mais eficiente.

Além dos porteiros, soluções de cercamento, de vigilância e outras devem ser adotadas para melhorar a segurança, uma vez que as falhas podem sempre ocorrer. Por isso, é tão importante que desde a elaboração do projeto do condomínio seja pensada a parte da segurança do edifício ou das residências.

Para auxiliar empresas de administração condominial, a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) criou a cartilha “Sistemas Eletrônicos de Segurança para o Consumidor Final” que aborda melhorias para a segurança em condomínios empresariais, residenciais e industriais.

Para ajudar você a garantir a segurança condominial, neste texto vamos dar algumas dicas de cuidados e medidas que devem ser tomadas para evitar a vulnerabilidade.

6 dicas para aumentar a segurança dos condomínios

1. Porteiros e vigilantes devem agir profissionalmente e conhecer todos os moradores

Os porteiros e seguranças que trabalham no condomínio devem em primeiro lugar conhecer todos os moradores que ali residem. Eles também devem ficar sempre atentos às movimentações suspeitas ao redor do condomínio e permitir  apenas a entrada de pessoas autorizadas. 

Além disso, ao receber entregas os porteiros devem sempre entrar em contato com os moradores e realizar as devidas verificações de segurança. Só permitir o acesso de prestadores de serviço ou visitantes às dependências do condomínio devidamente identificados também é uma medida de segurança que deve ser adotada. Ao atender essas pessoas, os portões devem estar fechados e só devem ser abertos após a identificação do visitante e da autorização por parte do morador.

O ideal é que se contrate profissionais de confiança e que sejam experientes na área, tendo realizado cursos que garantam o seu preparo para agir corretamente em situações adversas.

2. Investir em equipamentos de segurança é fundamental

Câmeras de vigilância, serviços de monitoramento por alarme, rondas são muitas as formas de garantir com que os moradores do condomínio vivam em segurança. E essa não é a hora de economizar. É fundamental que os equipamentos tenham qualidade e sejam instalados por um profissional.

Especialistas em segurança condominial afirmam que é preciso ter monitoramento por câmeras 24 horas, portão eletrônico, alarme e uma empresa de vigilância.

Alarmes, câmeras, sensores de presença e todos os outros equipamentos que forem instalados devem ser testados periodicamente para garantir que estão funcionando corretamente. 

3. A estrutura física também precisa de investimentos

A estrutura física de um condomínio envolve principalmente portões, cercas e a guarita. A instalação de um sistema passa-volume, que impede a entrada de entregadores, e de cercas em toda extensão do condomínio são dois pontos principais que devem ser observados.

As portarias e guaritas devem estar devidamente protegidas, para garantir também a segurança do prestador de serviço que fica naquele local. Outra medida é instalar espelhos retrovisores nas garagens para que se tenha uma visão melhor e evitar surpresas desagradáveis. 

 Usar cercamentos de qualidade e eficiência também é um ponto importante. Invista no reforço dessas estruturas para evitar invasões. 

4. Atenção para áreas de risco na vizinhança

Um sistema de segurança eficiente deve levar em conta todo o entorno do condomínio. Por isso é fundamental mapear as áreas de risco próximas para estabelecer um projeto de segurança realmente eficiente.

O ideal é que o condomínio atue em parceria com a comunidade para implementar ações de prevenção à violência. 

5. Procedimentos de segurança devem ser estabelecidos

Essa pode ser uma questão cultural, portanto, de difícil implementação. Mas tão importante quanto um bom cercamento e um sistema de câmeras bem instalado é a organização de procedimentos de segurança, que devem ser cumpridos por funcionários e moradores.

O primeiro passo é formalizar estes procedimentos no Regulamento Interno do condomínio, providenciando, em seguida, o treinamento da equipe. Todos os moradores devem respeitar as regras, contribuindo para a segurança coletiva. É importante que os moradores e funcionários participem de reuniões do condomínio sobre as questões de segurança.

 Estabelecer procedimentos de acesso para visitantes e representantes de empresas prestadoras de serviço e códigos com vizinhos e funcionários para denunciar atividades suspeitas são fundamentais. Seguir as regras de manter jardins e áreas verdes com uma boa visibilidade e também normas em relação ao trancamento de portas e portões de garagens e depósitos de lixo, por exemplo, também são imprescindíveis. 

6. Estar sempre atento a movimentos incomuns

É importante orientar os moradores a estarem sempre atentos ao entrar e sair do condomínio, a pé ou de carro, nas movimentações que estão acontecendo ao seu redor. Caso seja notada alguma ação estranha devem ser usados os códigos pré-determinados e acionar a empresa de segurança ou as autoridades responsáveis. 

Como proteger o estacionamento do condomínio

Quando uma pessoa decide deixar o carro em um estacionamento é porque existe uma relação de confiança com o local. Para honrar esse compromisso, condomínios e estabelecimentos comerciais precisam estar preparados para garantir a segurança não só dos veículos, mas também dos outros bens guardados. 

A importância de proteger o estacionamento

Para manter a confiabilidade do seu negócio, é preciso garantir a segurança dos serviços prestados. Por isso, é fundamental investir em soluções inteligentes de segurança para proteger o seu estacionamento

No caso dos condomínios, o mínimo que o morador espera do estacionamento é a certeza de que seus bens não serão danificados nem roubados. Quando esse tipo de situação desagradável acontece, a credibilidade do local é gravemente prejudicada.

Além de atrapalhar a imagem do estabelecimento, danos e roubos podem trazer grandes dores de cabeça para a administração. Isso porque aquela famosa placa com a frase “não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo” não tem qualquer validade. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o estacionamento é responsável por objetos perdidos. 

O Artigo 14 prevê o seguinte: “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”

Isso significa que, enquanto o veículo estiver no estacionamento, quaisquer perdas, furtos e danos são de responsabilidade do estabelecimento. Portanto, não espere ter algum problema para investir em soluções de proteção. Além de evitar prejuízos e problemas judiciais, você evita manchar a imagem do seu condomínio.

Como proteger as quadras do condomínio

As quadras esportivas fazem parte da área comum do condomínio e precisam de um cuidado especial para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Por isso, é importante investir em soluções inteligentes de cercamento, como as telas.

Porque proteger as quadras do seu condomínio

A seguir, você verá quatro bons motivos para investir na proteção das quadras do seu condomínio.

1. Ajudar a manter a área limpa

As telas de proteção ajudam a manter a área das quadras esportivas livres de folhas e galhos que sujam o chão e prejudicam a prática esportiva. O cercamento ainda evita a entrada de animais, domésticos ou não, que podem danificar as marcações da quadra e ainda sujar o local. Dessa forma, você mantém a quadra limpa por mais tempo e pode reduzir o número de faxinas na área ao longo da semana.

Confira algumas dicas de como garantir a segurança do seu animal de estimação. 

2. Evitar a perda de bolas

Uma das grandes motivações para proteger a área esportiva do condomínio é evitar a perda de bolas. Um cercamento adequado permite que os moradores tenham liberdade para jogar sem a preocupação de perder a bola fora da quadra.

E vale lembrar que proteger a quadra também é uma forma de garantir a segurança de outras áreas do condomínio. Afinal, você não vai querer problemas com os condôminos por causa de uma bola que quebrou o vidro de um carro, não é mesmo?

3. Delimitação da área de jogo

Uma grande vantagem do cercamento de quadras é poder delimitar a área entre os jogadores e os demais presentes no local. Assim, é possível realizar eventos esportivos comemorativos no próprio condomínio. Além disso, essa delimitação também evita que o jogo da quadra interfira em outras áreas comuns, como a piscina e os jogos. 

4. Limitar o acesso às quadras

O acesso às quadras do condomínio pode ser limitado de acordo com o que for determinado pela administração. Para garantir o cumprimento das normas para visitantes, é necessário investir em soluções de cercamento.

A proteção para as quadras do condomínio também evita a entrada de pessoas não autorizadas, facilita o cumprimento dos horários de funcionamento e limita a entrada no local durante a manutenção. Além disso, o cercamento colabora com as restrições temporárias de acesso às quadras.

Qual o melhor tipo de proteção para as quadras esportivas?

A melhor forma de proteger as quadras esportivas é a Tela Guará Caracol.

É uma opção de cercamento extremamente eficiente e durável. É fabricada sob medida de acordo com as dimensões da quadra do condomínio. Disponível nas cores amarela, azul, cinza, branca, preta, verde, vermelha e laranja, além da versão galvanizada. As malhas variam bastante e cada uma possui uma indicação adequada. Veja a seguir:

  • Campo de futebol: malha de 3” com fio 12
  • Quadra de vôlei: malha de 3” com fio 12
  • Quadra de tênis: malha de 2” com fio 14
  • Quadras de tênis profissionais: malha 2” com fio 12
  • Quadra de futsal: malha de 2” com fio 12
  • Quadra poliesportiva: malha de 2” com fio 12

Aprenda a instalar a tela caracol. 

Como proteger os jardins do condomínio

Manter um jardim bonito e saudável não só faz bem para a estética do seu condomínio, como também contribui para o bem-estar de todos que transitam pela área compartilhada. Adquirir soluções para o jardim pode ser um desafio, especialmente se você não sabe do que você está protegendo as suas plantas. 

Por outro lado, a proteção do jardim não pode interferir na estética do local. Por isso, é importante escolher soluções de proteção que combinem com a identidade do local para manter o jardim mais bonito e destacado. 

Porque proteger as plantas do jardim

Na hora de escolher uma proteção para o jardim, é fundamental escolher telas delicadas que não interfiram no crescimento das plantas. Cada tipo de planta requer um cuidado especial que deve ser levado em consideração. Plantas com galhos mais fracos, por exemplo, precisam de apoios para não quebrar. 

A proteção para o jardim também deve limitar o acesso humano. Toques acidentais e até mesmo crianças curiosas podem danificar as plantas e prejudicar o desenvolvimento do jardim. Mas isso não significa que a proteção pode interferir na manutenção! Assim, dê preferência para telas que permitem molhar as plantas, adubar o solo e remover ervas indesejadas. 

Assim como os estacionamentos de condomínios, os jardins podem sofrer bastante com a falta de proteção de outras áreas, como as quadras e os salões de festa. Por isso, é importante isolar as áreas para garantir que as suas plantas não sejam amassadas por bolas perdidas ou contaminadas com confetes de papel.

O nível de proteção ideal para o seu jardim depende muito da localização do prédio. Em alguns casos, é necessário proteger as plantas do contato com animais, como roedores e aves que podem ser nocivos. Em outros, animais domésticos que gostam de mordiscar folhinhas também podem danificar o jardim. 

É importante destacar que existem algumas plantas que são extremamente nocivas para os animais. A dama da noite, por exemplo, é tóxica para os felinos e pode causar diarreia, vômitos e problemas neurológicos. Por isso, a proteção do jardim não serve apenas para cuidar das plantas, mas também dos animais domésticos que vivem no prédio. 

Melhores telas de proteção para jardins

Veja a seguir algumas telas que você pode adquirir para proteger os jardins do seu condomínio.

1. Tela Guará Jardim

Se você procura por uma proteção gentil para suas plantas, pode apostar na Tela Guará Jardim. Com acabamento delicado e alta durabilidade, a tela foi desenvolvida especialmente para oferecer mais segurança para o seu jardim. Ela ainda está disponível nas cores verde e branca e diferentes alturas, para que você possa escolher a que mais combina com o prédio. 

2. Tela Guará Jarditor

A Tela Guará Jarditor é perfeita para isolar áreas de jardim. Esse tipo de proteção tem uma aparência discreta, com pouca interferência na estética do prédio. A Jarditor é uma das telas com maior resistência e durabilidade, por isso pode ser instalada em ambientes externos e ela ainda pode ser adquirida com diferentes alturas.

Mais soluções de cercamento Guará para o seu condomínio

A Telas Guará possui diversas opções de segurança para serem usados no seu condomínio, como a Tela Guará Caracol mencionada anteriormente, que além de ser usada nas quadras pode também ser aplicada nas áreas de estacionamento, nos jardins e na delimitação das propriedades. Conheça agora outras soluções para o cercamento condominial. 

1. Painel Guará Hércules

Você sabia que o Painel Guará Hércules é totalmente personalizável? Esse tipo de proteção é um dos mais utilizados para estacionamentos. Apesar de sua base ser parafusada, é possível fazer alterações no layout sem precisar quebrar o piso. Assim, você pode fazer divisões internas e redimensionar as áreas cercadas de acordo com a sua demanda. 

O Painel Guará Hércules está disponível em diferentes opções de cores e dimensões. Ele é fabricado com pintura eletrostática com fosfatização microcristalina de poliéster, que garante mais tempo de vida útil ao cercamento, e é um tipo de proteção bastante acessível tanto para instalação quanto para manutenção.

2. Barreira de Segurança Guará

Outra opção de cercamento muito útil para os condomínios é a Barreira de Segurança Guará. Em formato espiral e composta por farpas de aço cortantes, essa barreira garante proteção com um ótimo custo-benefício e ainda pode ser adquirida em diferentes dimensões.  

3. Tela Guará Ondulada Revestida em PVC

Se você busca por versatilidade, boa estética e proteção, a Tela Guará Ondulada Revestida em PVC é uma excelente escolha para ser adotada no cercamento do seu condomínio. 

Essa tela é fabricada sob medida para atender a diferentes demandas, com opções de dimensão da malha e oito cores para combinar com a estética do ambiente. Além disso, é um cercamento resistente e de maior durabilidade por conta do revestimento em PVC.  

Dúvidas na hora de decidir seu cercamento? Descubra algumas dicas de como escolher o cercamento ideal para sua casa.