Vergalhão de fibra de vidro é um material utilizados na construção civil para confecção de armaduras de concreto para reformas e construções. Sua função é dar suporte a estruturas de concreto, tais como vigas, colunas, pilares, lajes, fundações etc. 

Por isso, os vergalhões devem sustentar cargas e sobrecargas, dentro do seu limite, sem gerar nenhuma deformidade. Justamente por essa aplicabilidade, o vergalhão é um produto que deve ser extremamente resistente e durável.

Como alternativa às tradicionais peças feitas de aço, o vergalhão de fibra de vidro traz inúmeros benefícios com a mesma funcionalidade. Leve, resistente e não corrosivo, o vidro é um material que vem ganhando cada vez mais espaço nesse setor. Mas quais seriam as demais vantagens de utilizar a barra de fibra de vidro ao invés da produzida em aço? É o que vamos apresentar agora!

Características da fibra de vidro

O vergalhão de fibra de vidro vem substituindo, cada vez mais, os fabricados em aço. E o motivo é a sua matéria-prima. A fibra de vidro é um material gerado da aglomeração de filamentos de vidro extremamente finos e flexíveis. 

Unidos através da aplicação de resina de poliéster e de outros materiais, dão origem ao Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) – nome correto da fibra de vidro. Sustentável e com processo de fabricação simples, esse material ainda tem a vantagem de ser reciclável e bastante versátil.

Vergalhões de fibra de vidro

Na comparação com outros materiais, os profissionais afirmam que os vergalhões de fibra de vidro são mais leves e possuem alta resistência mecânica, não sofrendo corrosão.

São até 30% mais leves e têm resistência mecânica maior que os vergalhões de aço. Essa característica pode conduzir à redução do peso das peças estruturais, proporcionando arranjos com menores dimensões, possibilitando diminuição no consumo de concreto, conduzindo à ampliação dos espaços úteis, como as garagens.

A fibra de vidro possui baixa condutividade térmica, ou seja, transmite menos calor. Para se ter uma ideia, o ferro tem valor condutivo térmico de 80,3 quando exposto a uma temperatura de 27º Celsius, enquanto que a fibra possui apenas 0,046. Além disso, por possuir minerais em sua composição, a fibra de vidro não é inflamável, nem propagadora de chamas.

O mesmo critério vale para a questão elétrica. Isso porque tanto o vidro quanto o plástico são isolantes, ou seja, não geram condutividade elétrica, ainda que em pequenas espessuras.

Mas nem tudo são só maravilhas, quando em altas temperaturas. É necessário cuidado no uso de vergalhões de vidro em elementos de concreto armado sujeitos a altas temperaturas, como no caso de estruturas em situação de incêndio. Os vergalhões de aço estrutural têm suas resistências mecânicas praticamente inalteradas até temperatura próximas de 400 graus Celsius

O vergalhão de vidro é um compósito de resina e de fibra de vidro e, quando a temperatura ambiente estiver próxima de 80 graus Celsius, o vergalhão de vidro perde suas características, mudando de estado físico de sólido para um fluido viscoso, apresentando um fenômeno similar a um escoamento, possibilitando que as fibras no interior da resina comecem a deslizar umas em relação às outras, levando ao colapso do vergalhão de vidro e da peça estrutural.

Uma solução para resolver este problema, seria a execução de um cobrimento maior de concreto para as armaduras de vidro. Assim, são necessários estudos específicos.

Afinal vale a pena?

Seja a barra de fibra de vidro ou a de aço, é preciso considerar alguns pontos na hora de comprar esse material. Obviamente, a troca pela peça de PRFV vai proporcionar todas as vantagens e benefícios descritos aqui. Ainda assim, somente você saberá se vale a pena ou não no seu projeto.

O local onde vai adquirir esse e os demais itens para a sua obra também deve ser considerado. Isso afeta diretamente na qualidade e no valor final da sua obra.