Criar um plano de segurança antes de iniciar uma obra é fundamental para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Para montar um plano eficaz, é preciso seguir diversos procedimentos operacionais e administrativos, buscando atender as Normas Regulamentadoras (NR).

Empresas que não seguem os fundamentos e a legislação podem sofrer penalidades graves caso algum acidente ocorra. A tarefa de montar um plano de segurança para canteiros de obras é complexa e exige o trabalho de profissionais capacitados.

Por isso, trazemos neste artigo o passo a passo para montar um plano de segurança para canteiros de obras e diminuir os riscos de acidentes aos trabalhadores.

O que é um plano de segurança para canteiro de obras?

Um plano de segurança para canteiro de obras, ou Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que deve ser elaborado antes do início das atividades na construção civil. O PGR precisa descrever todos os riscos à integridade física dos trabalhadores, assim como as respectivas medidas de prevenção

É obrigatório que o plano de segurança seja elaborado por um profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho junto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.  

Como montar um plano de segurança para canteiro de obras

O Programa de Gerenciamento de Riscos, segundo a NR-01 e a NR-18, deve conter os seguintes documentos:

  • Inventário de riscos: Documento que avaliam todos os possíveis riscos da obra;
  • Plano de ação: Documento com as medidas preventivas evitar os possíveis acidentes que podem ocorrer na obra;
  • Projeto da área de vivência do canteiro de obras elaborado por profissional legalmente habilitado; 
  • Projeto elétrico das instalações temporárias, elaborado por profissional legalmente habilitado;
  • Projetos dos sistemas de proteção coletiva elaborados por profissional legalmente habilitado; 
  • Projetos dos Sistemas de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) elaborados por profissional legalmente habilitado;
  • Relação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas respectivas especificações técnicas, de acordo com os riscos ocupacionais existentes. 

 

Sistema de proteção coletiva

A proteção coletiva, tanto dos trabalhadores, quanto de pedestres ou outras pessoas que tenham acesso às proximidades do canteiro de obra, é de responsabilidade das empresas construtoras. Desta forma, é necessário elaborar um Sistema de Proteção Coletiva que garanta a realização das tarefas e atividades de modo seguro e saudável no canteiro de obras.

Nesse tipo de trabalho, é preciso estar atento ao risco de quedas, ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) e ao controle de acesso de e permanência de pessoas e veículos no canteiro de obras. 

 

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

Veja alguns exemplos de equipamentos de proteção coletiva que podem ser necessários em sua obra:

 

  • Extintores contra incêndio;
  • Rede de Hidrantes;
  • Plataformas de proteção contra queda de materiais;
  • Proteção contra queda de trabalhadores;
  • Proteção sonora contra ruídos;
  • Linha de vida;
  • Escoramento de valas;
  • Telas para andaimes fachadeiros;
  • Sinalização de segurança.

 

3 soluções em telas de segurança para a construção civil

Telas são equipamentos indispensáveis para garantir a segurança em um canteiro de obras. Separamos aqui as opções mais adequadas de telas para a construção civil:

1. Tela Guará Fachadeira

A Tela Guará Fachadeira é ideal para revestir andaimes de fachada e impedir a queda ou lançamento de materiais. Segundo a NR-18, a tela deve cobrir desde a primeira plataforma até 2 metros acima da última.

2. Tela Guará Sinaleiro

Perfeita para identificar áreas de risco e evitar quedas. A Tela Guará Sinaleiro também pode ser usada na proteção de vãos livres, pois é feita com material resistente a impactos.

3. Cerca Móvel Guará

Separar os ambientes do canteiro de obras facilita o controle de acesso de pessoas e veículos. Com a Cerca Móvel Guará você consegue fazer essa divisão com facilidade. Recomendada para obras, a cerca móvel é fácil de ser montada e desmontada, garantindo agilidade na instalação.

Que tal garantir a segurança dos seus funcionários no canteiro de obras? Baixe grátis a nossa planilha exclusiva de gerenciamento de riscos para a construção civil!