A tendência para tornar as casas mais seguras está sendo elevar muros altos, com grades pontiagudas, travas de segurança nas portas e janelas. Transformar sua residência em uma casa impenetrável acaba sendo a escolha mais intuitiva para garantir a segurança, mas será mesmo a melhor opção?

Em relação à segurança, nem sempre se esconder atrás dos muros é a melhor solução. Neste artigo, falaremos sobre o que são as casas impenetráveis e quais são os seus pontos positivos e negativos. Continue lendo!

O que é uma casa impenetrável?

Nas regiões urbanas, onde a preocupação com a segurança é constante, é comum vermos residências totalmente fechadas, dificultando o acesso e a visibilidade da propriedade. Isso ocorre pois, infelizmente, muitos moradores já tiveram a sua casa invadida, ou conhecem alguém que passou por essa experiência traumática.

O objetivo da casa impenetrável é oferecer o mais alto nível de segurança e proteção contra invasões, assaltos e outras ameaças. Essas casas são projetadas para serem praticamente impossíveis de serem invadidas, graças ao uso de materiais de construção resistentes, portas e janelas reforçadas, sistemas de segurança avançados, entre outras medidas de proteção.

As casas impenetráveis são normalmente construídas para pessoas que requerem um alto nível de segurança em suas residências, como celebridades, políticos, empresários e outras pessoas que correm risco de sequestro, roubo ou ameaças à sua segurança. Essas propriedades são projetadas para resistir a intrusões violentas, como arrombamentos, tiroteios e até mesmo explosões.

Os principais problemas de quem adota uma obra nesse estilo é que a construção desse tipo de residência é uma tarefa difícil e cara. As casas impenetráveis costumam ter uma aparência desagradável, e a sua arquitetura pode até mesmo afetar a saída dos moradores em casos de emergência.

A casa impenetrável também dificulta a socialização com a vizinhança, trazendo uma baixa qualidade de vida para quem mora nela. Os moradores podem sentir-se presos em sua propriedade, com receio de sair ou receber visitas. Isso pode levar a problemas emocionais e de saúde mental.

Por isso, é preciso balancear segurança e qualidade de vida. Desta forma, veja algumas soluções de segurança eficazes que não vão restringir a sua liberdade.

Soluções de segurança para residência

O ambiente onde você mora pode ser seguro e, ao mesmo tempo, agradável. Basta adotar medidas de segurança eficazes, que podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Em nosso blog, já abordamos com mais detalhes algumas delas. Veja abaixo:

Rede de Vizinhos Protegidos

Conhecer os seus vizinhos é uma medida fundamental para manter a sua casa protegida. Rede de Vizinhos Protegidos é uma iniciativa comunitária que tem como objetivo unir os moradores de uma determinada área para promover a segurança e prevenir crimes. Essa rede é composta pelos próprios moradores, que se organizam em grupos para compartilhar informações, monitorar a vizinhança e tomar medidas preventivas para evitar ações criminosas.

Falamos mais sobre isso neste artigo.

Defesa em camadas

Apesar de ser uma estratégia de segurança comum no meio virtual, a defesa em camadas também pode ser aplicada no mundo real. Esse tipo de defesa pode incluir o uso de várias camadas de segurança, como cercas, portões, câmeras de segurança, alarmes, guardas de segurança, entre outros recursos. Cada camada fornece uma camada adicional de proteção, e a combinação dessas camadas ajuda a reduzir as chances de uma invasão bem-sucedida.

Aqui a ideia é desencorajar o invasor a entrar em sua casa. Mas, diferentemente da casa impenetrável, você não precisa de muros altos para isso. Basta colocar portões e grades em locais estratégicos, pensando mais na eficiência do que na quantidade. 

Por exemplo, a primeira camada é o seu muro, que pode ser reforçado com concertinas e arames farpados. A segunda camada está no seu quintal, onde você pode instalar sistemas de alarme e até contar com a ajuda de um cachorro. Assim, as camadas de proteção são pensadas de acordo com a sua necessidade.

Use grades no lugar de muros

Os muros parecem muito seguros, mas eles eliminam um ponto fundamental de segurança: a visão da rua. Não ter uma visão ampla da rua quando se está dentro de casa, facilita a ação de invasores pois eles conseguem encontrar cantos escuros para se esconder.

Os muros também não permitem que os vizinhos consigam observar o que está acontecendo dentro da sua casa, o que impede uma ação da comunidade se a sua casa for invadida quando estiver vazia.

Ao contrário dos muros, as grades permitem que as pessoas vejam o que está do outro lado da propriedade. Isso pode aumentar a sensação de segurança, pois deixa que os moradores vejam o que está acontecendo ao redor de sua casa. Além disso, as grades permitem que o ar circule livremente e que a luz natural entre na propriedade, proporcionando mais conforto para os moradores.

 

Gostou das nossas dicas de segurança? Em nosso blog você encontra bem mais! Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para receber todas as novidades da Telas Guará!