Atualmente, a segurança é uma prioridade para a maior parte dos brasileiros. Essa preocupação afeta tanto moradores das grandes capitais quanto quem mora em cidades do interior. Nesse contexto, surge a cerca elétrica, uma solução em cercamento cada vez mais popular para os mais diversos tipos de propriedade. 

Uma cerca elétrica é uma barreira que utiliza energia para impedir a passagem de pessoas ou animais para dentro do limite da propriedade. Sua instalação impõe uma série de requisitos de segurança, bem como a utilização correta de equipamentos e a utilização de mão de obra qualificada. 

Por muito tempo, a proteção energizada cercava apenas construções que precisavam de muita segurança. Sistemas de privação de liberdade, fortificações militares e ambientes industriais, por exemplo, eram os tipos de propriedade em que a cerca elétrica mais aparecia. Porém, com o aumento da criminalidade, mais ambientes residenciais adotaram essa medida de segurança. 

Neste artigo, você vai descobrir os pontos positivos e negativos da cerca elétrica e aprender a construir esse tipo de proteção.  

Vantagens e desvantagens da cerca elétrica

Apesar de ser uma proteção cada vez mais popular, a cerca elétrica possui tantos pontos negativos quanto positivos. Veja a seguir:

Pontos positivos

  • Garantia de proteção: por disparar uma carga de energia ao toque, a cerca elétrica dificilmente pode ser cortada. 
  • Estética discreta: seu design limpo e delicado oferece pouca interferência na estética da sua propriedade.
  • Baixo consumo de energia: a instalação da cerca energizada não vai aumentar muito o valor da sua conta de luz. 

Pontos negativos

  • Falha em caso de apagão: dependendo do modelo escolhido, a cerca elétrica não é capaz de funcionar em caso de falta de energia na sua região. 
  • Necessidade de manutenção: ao contrário dos outros tipos de proteção, a cerca elétrica requer manutenções mais frequentes.
  • Disparos acidentais: animais de pequeno e médio porte podem disparar o alarme acidentalmente, o que pode trazer muita dor de cabeça em locais próximos à mata ou em propriedades com gatos.

Saiba como proteger sua casa sem prejudicar os gatos de estimação. 

Como construir uma cerca elétrica

Para começar a construir uma cerca elétrica, é preciso conhecer a legislação brasileira. De acordo com a Lei nº 13.477/2017, as instalações devem cumprir as seguintes exigências:

  1. O primeiro fio eletrificado deverá estar a uma altura compatível com a finalidade da cerca eletrificada;
  2. Em áreas urbanas, deverá ser observada uma altura mínima, a partir do solo, que minimize o risco de choque acidental em moradores e em usuários das vias públicas;
  3. O equipamento instalado para energizar a cerca deverá prover choque pulsativo em corrente contínua, com amperagem que não seja mortal, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  4. Deverão ser fixadas, em lugar visível, em ambos os lados da cerca eletrificada, placas de aviso que alertem sobre o perigo iminente de choque e que contenham símbolos que possibilitem a sua compreensão por pessoas analfabetas;
  5. A instalação de cercas eletrificadas próximas a recipientes de gás liquefeito de petróleo deve obedecer às normas da ABNT.

Vale lembrar que os padrões de segurança para cercas elétricas podem variar entre zonas urbanas e áreas rurais. Por isso, contratar uma empresa especializada é fundamental para estar em conformidade com as normas. Procure por uma empresa de confiança que siga os padrões internacionais de segurança e regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Toda cerca elétrica deve ter um isolador para separar os condutores entre si e da terra. Além disso, é preciso haver um aterramento, que é a rota de escape da energia elétrica. Outro ponto importante é a instalação de dispositivos contra raios, assim você garante a vida útil da sua cerca elétrica por mais tempo. 

A instalação de dispositivos que protegem contra raios ajuda a garantir a durabilidade do seu sistema de cerca elétrica, evitando que a descarga chegue ao eletrificador.

Não se esqueça de que o sistema precisa de manutenção periodicamente. É necessário verificar se os isoladores estão intactos e se não existe alguma vegetação em contato com o arame eletrificado. Outro ponto que deve ser avaliado periodicamente é a voltagem da cerca. Para isso, utilize voltímetros apropriados para fazer a medição. 

Não sabe como proteger a sua propriedade? Comparamos as vantagens e as desvantagens das telas e dos muros para ajudar você a tomar uma decisão.