Você já ouviu falar na manta geotêxtil? Esse artigo possui diversas possibilidades de aplicação e cumpre com várias funções ao mesmo tempo. É uma  solução prática, de fácil aplicação e barata. 

Neste texto vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse material superutil. Acompanhe a leitura!

O que é a manta geotêxtil e para que serve?

A manta geotêxtil é um material permeável utilizado no solo como forma de proteção e reforço. Elas podem ser usadas para realizar filtragem, drenagem e separação de solos e materiais.

As mantas possuem diversas vantagens: elas são muito duráveis, não exigem muita manutenção e são muito fáceis de instalar, tendo um ótimo custo-benefício, uma vez que não geram gastos elevados nesses aspectos e tem um baixo custo de aquisição. Além disso, outro grande benefício das mantas é que existem uma variedade de modelos que podem ser usados em diversos locais.

Tipos de manta geotêxtil

Existem alguns tipos de mantas geotêxteis. Elas se diferem pelo material, podendo ser de poliéster, que resiste mais à tração, ou polipropileno, adequado para lugares nos quais é necessário resistência química, e podem ainda ser tecido ou não-tecido, que diferenciam-se pela forma de produção. 

As mantas tecido são formadas pelo entrelaçamento de fibras; normalmente são utilizadas no controle de erosão, separação de solos, drenagem, entre outros.

Já as mantas não-tecido são feitas por meio de fibras contínuas ou curtas, através de agulhamento, processo químico, calor ou da junção deles. Elas têm grande utilização na drenagem e filtragem.

As mantas geotêxteis devem seguir especificações para cada aplicabilidade, existem variados modelos com diferentes relações de resistência e permeabilidade. 

Onde usar manta geotêxtil

Como visto, as mantas geotêxteis podem servir a variados fins, mas onde exatamente aplicá-las? 

As mantas geotêxteis são muito utilizadas na construção civil. Elas podem ser aplicadas na construção de estradas e ferrovias como uma forma de melhorar a durabilidade da obra, atuando como um reforço. 

Descubra quais são os melhores cercamentos para rodovias.

Outro emprego da manta é em plantações e jardins atuando na função de drenagem e filtragem e também como separadora de solos e materiais. Podem ser usadas também em campos esportivos. 

As encostas e margens de rios e canais são outros lugares possíveis de se aplicar uma manta geotêxtil. Nesses espaços, elas trabalham atuando contra a erosão e como filtro. 

Mantas geotêxteis também funcionam como espécie de “camisa” envolvendo drenos, para impedir com que eles entupam. Além disso, podem ser usadas em muros de contenção.

Elas também podem atuar na chamada cura de concreto, um processo que visa manter o cimento hidratado por mais tempo, evitando que água da mistura do concreto evapore muito cedo fazendo com que apareçam rachaduras.

Como instalar uma manta geotêxtil

Agora que você já viu quais os tipos de manta, onde utilizá-las e com que finalidade, chegou a hora de saber como instalá-las. Existem alguns passos simples que geralmente são utilizados, mas há também especificações que variam de acordo com cada caso e projeto. 

  • O primeiro passo é preparar o terreno fazendo a limpeza e retirada de objetos que possam danificar a manta.  
  • Se você for usar a manta para drenagem é preciso agora cavar a vala.
  • Estique a manta geotêxtil seguindo as orientações do responsável pela obra.
  • Sobreponha as mantas uma sobre a outra a no mínimo 30 a 45 cm.
  • A seguir, com o material adequado, prenda as bordas e as partes sobrepostas.
  • Os passos seguintes irão depender da finalidade que se deseja empregar a manta e devem seguir o plano de obra. 

Conheça as NRs para segurança na construção civil.

Manta Guará Geotêxtil

A Telas Guará tem disponível em seu catálogo a Manta Guará Geotêxtil, solução ideal para diversas situações. Ela pode ser usada para filtragem, proteção, separação, reforço de solo, drenagem e também pavimentação. A manta pode ser aplicada em taludes e encostas rochosas, muros de contenção e sistema de drenagem. 

A manta geotêxtil da Guará é do tipo não-tecido feita com 100% de poliéster com 150 g/m². Ela possui um bom desempenho e durabilidade, elevada permeabilidade e ótima capacidade de filtração. 

Não é só a manta geotêxtil que pode ser usada nas construções. Descubra como fazer o reforço estrutural de obras utilizando telas.