Segurança é um aspecto de extrema importância em qualquer profissão. As empresas devem priorizar seus funcionários, e visar sua saúde e seu bem-estar. Para isso, são necessários cuidados protetivos com os trabalhadores e com o ambiente de trabalho. Seguir todas as normas, mapear os riscos, utilizar equipamentos adequados e manter a manutenção em dia, evitam com que ocorram acidentes. 

Em um porto os perigos existem como em outros lugares e alguns detalhes podem ajudar a manter a segurança nesse ambiente de trabalho. Acompanhe algumas indicações de como tornar a proteção portuária mais eficiente. 

NR-29: segurança no trabalho portuário

A NR-29 é a Norma Reguladora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário. É ela quem dita as regras de segurança para este tipo de ambiente, determina medidas de primeiros socorros e garante boas condições de trabalho. O trabalho em um porto é dividido entre terra e mar, e a NR contempla medidas para os dois. Ela se aplica para os trabalhadores portuários, empregadores e OGMOs (Órgão Gestor de Mão de Obra) que atuam no setor. 

Segurança no trabalho é assunto sério! Portanto, é importante sempre investir na saúde e no bem-estar dos seus colaboradores para evitar acidentes

4 dicas para manter a segurança no trabalho portuário

Visando manter os cuidados no porto para a tranquilidade no desempenho das funções, investir nos instrumentos adequados é fundamental. 

1. Usar boas empilhadeiras

Em um porto se trabalha diretamente com carga e descarga e transporte dos mais variados tipos de mercadorias. Caixas, containers e pallets de toneladas circulam o tempo inteiro por esse ambiente, logo é importante contar com a ajuda de boas empilhadeiras para ajudar no carregamento e organização dos produtos. É fundamental recorrer a um fornecedor de qualidade que ofereça o melhor produto. 

2. Manter equipamentos seguros

Organização é fundamental em qualquer área, e dentro de um porto não é diferente. Algo que precisa estar bem delimitado neste espaço são os locais de armazenamento dos equipamentos de trabalho. Eles precisam estar em segurança para evitar furtos, uso equivocado e desgastes, que podem colocar em risco os trabalhadores. Portanto, é necessário investir em boas telas para guardar máquinas e ferramentas.

3. Usar equipamentos de proteção individual  

Os chamados EPIs são de extrema importância. Cada ambiente de trabalho possui seus equipamentos específicos, trabalhadores da área portuária tem como EPIs: colete, calçado, luvas e óculos de proteção; abafador de ruídos; proteção respiratória e auricular; capacetes; em alguns casos o colete salva-vidas também é obrigatório.

Ademais, roupas específicas são requisitos para soldadores, eletricistas e pessoas que mexem com produtos químicos. Caso ocorra algum acidente durante o expediente no porto são os equipamentos de proteção individual que irão defender cada um e prevenir ferimentos graves. 

4. Setorizar e isolar áreas perigosas no porto

É fundamental mapear o ambiente de trabalho e sinalizar as zonas de risco com clareza. Além disso, sinalize todas as medidas de emergência, além dos EPIs obrigatórios para se exercer funções naquele local.

Outro ponto importante é isolar de forma correta e controla a entrada nas áreas que oferecem mais ameaças, para evitar que pessoas sem a instrução necessária entre e provoque acidentes. 

Esse conteúdo foi desenvolvido pelo Lojão da Empilhadeira, loja especializada em equipamentos de qualidade para melhorar as operações logísticas da sua empresa.