Autoridades de todo Brasil ficam com o alerta ligado para proporcionar segurança nos períodos de chuvas. Nesta época, a atenção se volta para áreas de encostas, morros, leitos de córregos e rios que possam causar desastres naturais. É um momento de extrema preocupação e que requer cuidado redobrado de todos.

Exemplos de tragédias não faltam para demonstrar a importância de garantir a segurança nessas áreas consideradas de risco. De acordo com a Defesa Civil, todos podem ajudar na prevenção de acidentes causados pela chuva. Não jogar lixo nas encostas, nas ruas e nos rios é um excelente começo. Também é fundamental ter atenção e ligar imediatamente para o órgão através do 199 caso haja qualquer indício de desmoronamento e deslizamento de terra.

Recomendações de segurança nos períodos de chuva

Nos dias de chuva, evite áreas de alagamento e não trafegue por locais com histórico de enchentes, como ruas próximas a ribeirões e córregos, pois o nível de água pode mudar rapidamente e causar transbordamento.

No momento da chuva, não abrigue-se embaixo de árvores ou próximo a encostas e morros. Em tempestades é comum a queda de árvores e desmoronamentos. Também evite áreas próximas a enxurradas bruscas.

Para prevenir alagamentos e a poluição dos rios, descarte o lixo em locais corretos, de preferência em uma lixeira elevada para que, em caso de enxurradas, o lixo não seja carregado junto com a água e acabe entupindo os bueiros. 

Sinais de risco de desabamento

Os deslizamentos de terra ocorrem devido a movimentação de massas de terras e pelo escorregamento do solo, pedaços de rochas e outros detritos que formam uma encosta ou um morro. Eles podem ocorrer por causas naturais, como chuvas intensas, ou pela ação indevida do ser humano.

Não cuidar da forma correta de encostas e morros pode trazer graves riscos para a população que vive ou trafega próximo a estes tipos de locais. O solo fica mais exposto e desabamentos estão mais suscetíveis a acontecer durante os períodos chuvosos, e podem causar soterramentos, deslizamentos e rompimentos. 

Para avaliar se um terreno está com risco de deslizamentos, verifique se há rachaduras no piso da área com possibilidade de desmoronamento. No caso de rachaduras nas paredes, é possível avaliar se elas estão aumentando. 

A precaução é sempre a melhor alternativa! Se você estiver em dúvida sobre a possibilidade de um deslizamento, saia imediatamente do imóvel e chame a Defesa Civil da sua cidade. Também avise os vizinhos, pois os deslizamentos podem afetar uma grande área.

Como escolher o melhor tipo de cercamento para propriedade.

Proteção e reforço do solo para proporcionar segurança nos períodos de chuva

Em muitos municípios brasileiros, governantes se anteciparam para proporcionar segurança nos períodos de chuva realizando a contenção de encostas, de leitos de córregos e reforçando o solo nas áreas mais críticas. 

A Telas Guará atuou fornecendo soluções modernas e de baixo custo para muitas destas cidades, para proporcionar a segurança dos cidadãos.

Descubra como fazer o reforço estrutural de obras com telas.

São três as principais soluções para estabilizar as áreas de risco: gabião, manta geotêxtil e tela hexagonal de alta resistência. Conheça um pouco sobre estes produtos. 

1. Manta Geotêxtil

A Manta Guará Geotêxtil é um produto de elevada permeabilidade e excelente capacidade de filtração. É uma solução técnica usada na estabilização de encostas rochosas, revestimento, proteção de taludes, muros de contenção, sistema de drenagem, filtração, terraplanagem, entre outras aplicações. É um produto não tecido, fabricado 100% em poliéster com 150g/m². 

2. Gabião Guará revestido em PVC

O Gabião Guará revestido em PVC oferece a melhor solução para obras de canalização e contenção de encostas. Possui maior durabilidade, tendo em vista que através desse revestimento o arame fica mais protegido contra variações climáticas, poluição, gastos com manutenções periódicas e pinturas, aumentando consideravelmente a vida útil do produto.

3. Tela Guará Alta Resistência

A Tela Guará Alta Resistência  é ideal para o revestimento e proteção de taludes rochosos. Possui resistência à tração e extremidades reforçadas, proporcionando durabilidade suficiente para suportar o impacto das pedras. 

Uma das soluções mais utilizadas para evitar os deslizamentos de terra causados pelos períodos de chuva é o muro de contenção. Conheça mais sobre ele, sua importância e como construir um.